Vinte e quatro grupos de circo já estão confirmados nas oficinas e debates que irão ser realizados na X Mostra de Circo e III Festival Nacional de Circo Social, de 26 a 30 de setembro. As apresentações da Mostra e do Festival serão realizadas no Teatro Municipal, enquanto as oficinas e debates no auditório da Prefeitura, picadeiro do Circo da Alegria e no Parque Ecológico Diva Paim Barth. Cada grupo pode indicar um instrutor e dois alunos, que permanecerão em Toledo durante o período, participando de todas as atividades da Mostra e do Festival.
Os debates contarão com a presença da doutora em História pela Universidade Federal de Campinas, Ermínia Silva, e do doutor pela Universidade de Lleida do Instituto Nacional de Educação Física da Catalunha, na Espanha, Marco Antônio Bortoleto, com intermediação dos especialistas Tânia Piazzetta e Dado Guerra, do Circo da Alegria, no auditório da prefeitura, das 9h às 12h, na terça-feira, (27).
Ainda no dia 27, das 16h às 18h, Bortoleto, que também coordena o Grupo de Pesquisa de Artes Circenses da Faculdade de Educação Física da Unicamp (Circus), ministrará uma oficina sobre segurança no circo, no picadeiro do Circo da Alegria. A segurança dos participantes é uma das maiores preocupações dos profissionais que atuam na área.
No dia 28, às 20h, no Picadeiro do Circo da Alegria, será realizado o Cabaré do Circo, evento que reúne fragmentos de espetáculos de circo, mostrando o que cada um tem de melhor. Os interessados em participar devem inscrever-se gratuitamente e o acesso do público, como nos demais locais, é gratuito.
A oficina de comicidade excêntrica, ministrada pelo professor doutor Rodrigo Mallet e Vitor Poltronier, da Cia Los Circolos, de Campinas, SP, será realizada no dia 29, das 8h30min às 11h, no picadeiro do Circo da Alegria. Ainda no dia 29, no mesmo horário e local, será realizada a oficina de contorção, com Ridan Albuquerque, da Companhia Atmosfera , de Porto Alegre /RS. No dia 29, também no picadeiro, a partir das 13h30min, serão ministradas as oficinas de acrobacias de duplas, com Carlo Cancelli , da Companhia Atmosfera; e a oficina de diabolo, com Aires Coutinho , da Coutinho e Gabardo Empreendimentos Artísticos Ltda, deCuritiba.
Neste mesmo dia, a partir das 16h, a oficina será de monociclo. Intitulada carteira de monociclo, a oficina realiza diversas brincadeiras com o equipamento. Os participantes inscrevem-se na hora e devem trazer o seu próprio monociclo. A última programação do dia será às 21h30min, no Parque Ecológico Diva Paim Barth, com a Noite de Luz e Fogo. Serão realizados números de pirofagia e competições.
Oficina para professores
Pela primeira vez, durante a Mostra e o Festival, será realizada uma oficina exclusiva pra os professores da rede municipal de ensino de Toledo. A oficina será realizada no dia 28, exclusivamente para os professores de Educação Física, e é a mesma ministrada por Rodrigo Mallet em um evento internacional do circo, realizado em São Paulo, e vai mostrar aos professores os recursos didáticos que o circo oferece, além da produção de materiais que podem ser utilizados nas atividades em sala de aula. Mallet, que é um dos estudiosos do tema circo, está auxiliando o Ministério da Educação na produção de materiais didáticos para a educação.
Conforme o coordenador do Circo da Alegria, da Mostra e do Festival em Toledo, Dado Guerra, a realização de um trabalho específico para os professores de Educação Física era uma necessidade já apontada em edições anteriores e reivindicada em conversas com os profissionais e representantes da Secretaria de Educação, uma vez que o circo faz parte do currículo de várias escolas municipais de Toledo. O Circo da Alegria já ministrou cursos aos professores locais, incluindo as áreas de dança, acrobacia e expressão corporal.
A X Mostra de Circo e III Festival Nacional de Circo Social serão realizados de 26 a 30 de setembro sob a organização da prefeitura de Toledo/Secretaria Municipal de Educação, e pela Escola Municipal Anita Garibaldi, através do Circo da Alegria, com o apoio da Câmara de Vereadores, Circo Ático, Cozinha Social e secretarias municipais da Cultura e de Comunicação.