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EDUCAÇÃO

Concurso de desenho da Escola Duque de Caxias divulga o cooperativismo

A Escola Municipal Duque de Caxias, do distrito de Concórdia do Oeste, promove anualmente concurso de desenho entre os alunos, com os objetivos de possibilitar a expressão da vivência de valores humanos através da arte, divulgar proposta de trabalho com esta temática entre a comunidade escolar, sensibilizar a sociedade para a importância da atividade e integrar a Cooperativa Mirim Duque de Caxias (Cooperduque), com os estudantes e moradores da localidade.

13/10/2016 - 11:36


Conforme a professora Marlene Klassen, coordenadora do educandário, o concurso sempre aborda temas relacionados aos valores humanos, definidos em frase selecionada pela própria classe estudantil. Neste ano o tema escolhido foi “Unidos fazemos o mundo melhor”, para a produção dos trabalhos.
Segundo a educadora, a frase remete a reflexão sobre a força das pessoas ao se unirem na busca de objetivos comuns, através da cooperação voluntária. O tema foi selecionado pelos estudantes do 4º e 5º ano do ensino fundamental, no contexto de atividades do Programa Cooperjovem. 
O trabalho sobre cooperativismo é desenvolvido de forma transdisciplinar, como atividade pedagógica e o tema é abordado de forma mais específica na questão dos valores humanos que o educandário desenvolve regularmente.
O Programa Cooperjovem  é desenvolvido através de parceria da Secretaria Municipal da Educação com o Instituto Sicoob, visando o ensino da doutrina cooperativista nas escolas municipais, após a capacitação de professores, realização de palestras para estudantes e distribuição de material pedagógico, entre outras ações.
         No estabelecimento, todos os alunos matriculados nas turmas de pré-escolar ao 5º ano participam do concurso, por se caracterizar como atividade pedagógica.
Os desenhos são produzidos em sala de aula, a partir de reflexão desenvolvida com os estudantes nos diversos contextos em que o tema é abordado, sob supervisão de professor regente.
         O julgamento dos trabalhos inscritos é realizado em duas fases. Num primeiro momento, as próprias crianças de cada turma fazem a escolha de 30% dos trabalhos de sua turma, considerados os melhores, a partir de sua compreensão dos critérios de avaliação descritos no regulamento do concurso. Nesta etapa de avaliação, o objetivo é promover a participação dos alunos e valorizar o olhar e julgamento infantil sobre o tema trabalhado.
Num segundo momento, comissão julgadora formada por pais, professores de arte, funcionários e pessoas da comunidade externa à escola, avalia as produções selecionadas pelas turmas e escolhe os trabalhos finalistas.
         No último dia 28 de setembro, a comissão julgadora deste ano se reuniu para avaliar os trabalhos pré-selecionados e o desenho vencedor foi  de autoria da estudante Ana Clara Weber, do 3º ano. O trabalho premiado será agora utilizado na folha de rosto de agenda que está sendo produzida pela Cooperduque, a partir do reaproveitamento de papel reciclado.
Esta é a forma de divulgar a produção escolhida, o próprio projeto e o cooperativismo. As demais produções estão expostas no estabelecimento para a apreciação da comunidade escolar e demais interessados.

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