Mais do que inaugurar a pedra fundamental do prédio da Universidade Federal do Paraná- UFPR, dentro do BIOPARK, no último sábado (19), o casal Donaduzzi deu mostras de que há um Brasil que funciona, que nos dá esperança de que o amor e a solidariedade é maior que o ódio e a indiferença. Estes pesquisadores e empresários mostram ao Brasil que o caminho é investir no conhecimento e dão mais um passo no desenvolvimento do BIOPARK, inauguraram a pedra fundamental das instalações da UFPR que será construída e doada por eles.
Num gesto de retribuição ao que a Capes e o CNPq investiram durante o doutorado do seu Luiz e da Dona Carmem, na França, eles devolvem a sociedade este investimento do governo brasileiro, na época, não só na forma de impostos, investimentos e empregos, mas de transferência de parte do seu patrimônio pessoal, por meio da construção e doação das instalações da UFPR, dentro do Biopark, e também, uma ala de pediatria dentro das novas instalações do Hospital Bom Jesus.
Para o Dr. Luiz Donaduzzi o conhecimento é o caminho para o desenvolvimento. “Se um país quer crescer o único caminho que eu vejo é investindo em ciências e tecnologia. Não há outro caminho! Países que são ricos investiram em Ciência e Tecnologia no passado ou continuam investindo, ou ainda, um exemplo mais recente é a Coréia que tem investido muito e tem tido um grande crescimento. Ou o país investe na área do conhecimento, que é a próxima revolução ou vai continuar atrasado”.
O Biopark é um parque privado, no entanto estabelecerá algumas parcerias público-privadas. “Queremos criar uma sinergia entre a academia e a indústria, de forma que o conhecimento produzido dentro da Universidade seja transferido para a indústria”, resumiu o empresário.
O Reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho confirma a sinergia entre a Universidade e os empresários. “Hoje faltando um mês para o aniversário de 104 anos da UFPR ganhamos este presente. Seu Luiz, dona Carmem muito obrigado, vocês são visionários! Empresários de visão diferenciada, em especial, por esta decisão de devolver aquilo que receberam e por deixarem um legado que vai marcar e muito sua passagem pela terra. Esta decisão é uma visão estratégica. É uma honra participar de um projeto inovador, arrojado que é um modelo de parceria público-privado que deve ser multiplicado no Paraná e no Brasil”.
Zaki lembrou que o Curso medicina de Toledo já é o segundo mais procurado da UFPR, a expectativa é manter a expansão da Universidade na área da saúde e a promessa é de que o curso de biotecnologia seja uma realidade entre os anos de 2018/2019.
O projeto arquitetônico da Universidade foi apresentado, ainda nas instalações da Indústria Prati-Doanuzzi pelo vice-reitor da Instituição, Rogério Mulinari, mas antes ele lembrou as parcerias para a viabilização do curso de medicina em Toledo. “O curso é resultado de um esforço coletivo. Agradeço a todos que estiveram envolvidos, agradeço a Prefeitura de Toledo que sonhamos juntos e ao Seu Luiz e Dona Carmem por este gesto. Grandes Universidades são resultados de grandes parcerias”.
Instalações da UFPR
O projeto prevê uma unidade de 9 mil metros quadrados, com três blocos. No primeiro bloco tem dois grandes auditórios, salas de multifunções e área de alimentação. No segundo bloco tem uma biblioteca que estará disponível a toda à comunidade, uma área para graduação de medicina e outros cursos futuros, como o de biotecnologia, para a pós-graduação e outra área administrativa e sala dos professores. No terceiro bloco, no primeiro andar, será de sala de aulas para todos os alunos, no segundo andar laboratórios de diversas áreas de conhecimento científicos, necessários para os cursos da saúde; e no terceiro andar abrigará um centro de inovação clínica dividida em dois espaços: o primeiro para trabalhar com simuladores. E no outro espaço terá um mini-hospital com sala de parto, centro cirúrgico , unidade de tratamento intensivo, enfermaria, sala de procedimentos onde será possível usar simuladores ou experimentação animal.
Hospital Bom Jesus
O Hospital Bom Jesus também terá uma unidade dentro do BIOPARK , onde os empresários Luiz e Carmem Donaduzzi, também construirão e doarão uma ala destinada a pediatria.
Autoridades
O prefeito Beto Lunitti, recordou a trajetória de conquista do curso de medicina, e agradeceu a alguns parceiros que atuaram no processo como a Senadora Gleisi Hoffmann e o então deputado estadual Elton Welter. Lunitti também enfatizou o papel dos empresários Donaduzzi. “Ter uma empresa com esta envergadura, com pessoas que têm esta com visão de futuro e que tratam do seu negócio com o cuidado que se deve ter, mas acima de tudo, estabelecem o seu modo de viver, o compartilhar, propiciando a outras pessoas que usufruam desta riqueza é de uma grandeza imensa, um gesto muito nobre. Seu Luiz muito mais nobre do que o senhor faz por sua empresa é este gesto que tira dos seus para dar aos outros e isto não tem preço”, disse o prefeito ao referir-se a doação das instalações da UFPR, da ala de pediatria no Hospital Bom Jesus e também todo o investimento no BIOPARK.
O Ministro da Saúde, Ricardo Barros que prestigiou a cerimônia enalteceu o empreendedorismo do casal Donaduzzi e afirmou que o Brasil precisa de empresários com o desprendimento e compromisso social dos empresários. Barros também destacou os recentes investimentos o Ministério da Saúde no município. “Credenciamos recentemente serviços no Hospital Bom Jesus (leitos de UTI), temos o convênio que garante R$ 600 mil, por mês para custear a manutenção do Hospital e acabei de receber o pedido de renovação, e com a implantação desta unidade aqui no Parque e com a oferta dos novos serviços, nós poderemos credenciar e dar o custeio destes novos serviços aqui na região”.
A vice-governadora Cida Borghetti acompanhou a cerimônia, e também, destacou a iniciativa empreendedora da família Donaduzzi. “Hoje aprendi um pouco mais com a alma deste casal maravilhoso e humilde, que com sabedoria e pensamento estratégico viabilizam mais de quatro mil empregos e abastecem o Brasil com seus medicamentos”.