Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

EMPREENDEDORISMO

Empreendedorismo: planejamento, organização e definição de metas

As atitudes do começo do ano fazem diferença na vida do empresário que deseja crescer

09/01/2017 - 16:17


Quando se inicia um novo ano, aparentemente todo mundo resolve colocar metas pessoais e se dedicar para alcança-las ao longo das 365 oportunidades disponíveis. É nessa época que são feitas reflexões para observar o que foi feito e o que é preciso fazer para chegar aonde se deseja.

Administradores de empresas definem metas e fazem previsões a respeito das receitas e o custo de produção para que possam definir o orçamento anual da organização. Esse tipo de previsão pode ser feita com base nos resultados do ano anterior, ou mesmo com base em um novo investimento capaz de incrementar áreas problemáticas.

Segundo o empresário Rodrigo Boros, dono de oito empresas, é indicado que o orçamento seja planejado com a menor chance de risco, “assim os resultados que ultrapassarem a expectativa serão motivadores para a equipe, e o controle financeiro torna-se mais fácil”, explica. O empresário faz o planejamento baseado em conceitos de grandes nomes do empreendedorismo.

Izabela de Carvalho, sócia-proprietária da empresa Caligrafia Comunicação, revela que atendeu aos cuidados de planejar o início do ano para o bom andamento da empresa. “Escrevo todos os objetivos e, ao longo do tempo, vou traçando o caminho para alcançar o que esperava, a partir de uma análise do mercado atual e das previsões”, conta.

Para as empresas, pequenas, médias ou grandes, planejamento, organização e definição de metas são cruciais para o bom andamento dos negócios, por esta razão que empresários também precisam se dedicar para refletir, observar e propor metas aos sócios, funcionários e clientes. Confira algumas dicas de como se organizar e não perder o foco.

Limpeza e organização

É preciso “se livrar” de tudo o que não é útil no escritório ou na empresa como um todo. Canetas com pouca tinta, bloquinhos pela metade, livros que só ocupam espaço e ninguém lê. Essas atitudes permitem que o lugar possa “respirar” e o espaço se tornar útil e funcional. Limpar dentro de armários e gavetas, já que na correria do dia a dia acaba não sendo possível, e disponibilizar fragrâncias para o ambiente se tornar agradável de trabalhar.

Estabeleça metas alcançáveis para um plano anual

Observe o ano que se passou, avalie os pontos fracos e os pontos fortes, agora, sem perder o foco da empresa e pautado na missão, visão e valores, chegou a hora de definir o planejamento de objetivos a serem cumpridos, observar os resultados a cada três meses para saber se está crescendo ou dando um passo para trás.

Organizar o quadro de funcionários

Às vezes existem pessoas que fazem parte de um setor o qual não combinam ou que poderiam se dar bem em outro ambiente. Existe também aquele funcionário que está ali e não produz grandes resultados ou nenhum resultado, somente faz o “arroz com feijão” e olha lá! Se o dono da empresa deseja ser diferenciado no mercado, é preciso observar quem faz parte da equipe. Existem casos que o próprio sócio é o problema e a solução é se livrar dele!

Revisão de clientes e preços

Estar atento ao tipo de cliente, ao produto e ao preço. “Clientes problema” podem atrapalhar o andamento dos negócios, atrasar a equipe, e causar transtornos. Encerrar contratos nesses casos pode ser benéfico para a empresa. Outro ponto importante é a revisão dos preços para o ano que começa, atualizar a tabela, lançar novos produtos, observar a concorrência e visitar clientes.

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px