1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Uma noite na biblioteca: Crianças vivenciarão Noite do Pijama durante Virada Cultural

Imagine passar a noite ao lado de Monteiro Lobato, Júlio Verne, Alexandre Dumas e outros mestres da literatura e ainda dividir esta lembrança com outros colegas pela vida toda. Durante a I Virada Cultural de Toledo, aproximadamente 50 crianças vivenciarão esta experiência dormindo na Biblioteca Municipal ao lado de 37 mil livros.

25/05/2011 - 14:13


De sábado para domingo, a chamada Noite do Pijama vai reunir alunos das escolas Shirley Lorandi e Reinaldo Arrosi que ainda terão atividades como “a hora do talento”, “caça ao tesouro”, filme, jogos e muitas histórias.
A diretora da Biblioteca, Nanci Futagami, explica que as crianças deverão chegar por volta das 19h de sábado e somente ir embora às 8h do dia seguinte. “Elas vão ter lanche à noite e café da manhã. É preciso trazer somente roupa de cama, porque os colchões serão cedidos pelos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs)”, orienta a diretora. “Os seis computadores também estarão disponíveis e vai haver ainda o desfile do pijama e leituras dramatizadas”.
A intenção é que a proximidade com os livros incentive o hábito da leitura entre as crianças, em especial, os felizardos alunos de quarta e quinta-série da Shirley Lorandi e Reinaldo Arrosi, uma turma de cada respectiva escola.  “Queremos que eles explorem os livros e possam descobrir as maravilhas encontradas no universo das palavras”, acredita a contadora de histórias, Magda Ritterbiesek, pontuando os desafios de despertar o interesse dos pequenos em meio a uma sociedade audiovisual. “A tevê torna preguiçosa as crianças, pois não estimula o pensamento e a imaginação. É cientificamente comprovado que o aluno que lê tem melhor desempenho em todas as disciplinas da escola”, afirma Ritterbiesek, professora e servidora da Secretaria de Cultura que há dez anos se dedica a arte de contar histórias. “Na Noite do Pijama, vou contar uma história adaptada sobre o palhaço Amendoim, do livro de Eva Furnari. O contador precisa esquecer de si e entrar de cabeça nas histórias. E, claro, se valer de algumas técnicas de expressão corporal, entonação de voz, etc”.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29