Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

GarantiOeste pode ser mecanismos para impulsionar desenvolvimento regional, afirma superintendente do Sebrae

Um marco histórico. Um divisor de águas. Essas foram expressões usadas pelo diretor-superintendente do Sebrae/PR, Allan Marcelo de Campos Costa e o presidente da Faciap, Rainer Zielasko na cerimônia de lançamento dos serviços da Sociedade de Garantia de Crédito (SGC) Garantioeste, na manhã desta quarta-feira (25) em Toledo.

25/05/2011 - 15:37


O diretor-superintendente do Sebrae/PR destacou que “mais uma vez a região oeste deu um passo a frente, o que demonstra a força e a união dos empresários”. Allan salientou que o Sebrae busca a capacitação dos micro e pequenos empresários e por sua vez o desenvolvimento das suas atividades comerciais, isto através de ações específicas como também por meia da utilização da Lei Geral das microempresas, e que por meio das sociedades garantidoras de crédito é possível impulsionar o desenvolvimento regional. “Essa ação é no atacado, beneficia um universo gigante de micro e pequenas empresas e promove o desenvolvimento. É uma tendência inexorável”, destacou Allan. O superintendente do Sebrae frisou ainda que esse recurso de 2 milhões “é somente a ponta do iceberg”, isto porque existe uma demanda reprimida que irá pressionar cada vez mais a esses mecanismos se fortalecerem e ampliarem as linhas de financiamento. “A medida que a demanda aparecer será necessário buscar mais recursos”, destacou Allan que projetou ainda que o recurso disponível terá que se multiplicar por dez para dar conta da demanda reprimida que existe na região.

O presidente da Faciap, Rainer Zielasko, também destacou o poder de transformação que a SGC pode ter sobre a região. “O momento de hoje é um divisor de águas para a região, pois vai gerar transformação e movimentar a economia local”. Rainer afirmou que ações como essa vem pra promover o desenvolvimento local, movimento esse que já é reconhecido como necessário e fundamental. Segundo o presidente da Faciap, 70% do PIB do Estado está concentrado na capital e que é urgente que se crie a competitividade no interior, por isso segundo ele a SGC se torna um mecanismo para impulsionar esse movimento das micro e pequenas empresas. “É preciso promover um crescimento mais homogêneo no estado”, alerta Rainer.
Na oportunidade o presidente da GarantiOeste, Augusto José Sperotto, salientou  a cerimônia de hoje está celebrando um passo decisivo no incentivo e apoio aos microempresários. Speroto disse que a expectativa é que o fundo de aval da SGC opere com R$ 4 milhões e, com isso, possibilite cerca de 8 milhões de operações em benefício às micro e pequenas empresas da região.  Ele relatou que o Sebrae e o Sicoob já estão apoiando o fundo de aval e  que há negociação com outras instituições financeiras como o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Sicredi e prefeituras da região para firmar parceria com a SGC. Ele explicou ainda que as cartas de crédito avalizadas pela GarantiOeste terão como limite máximo o financiamento de R$ 70 mil, assim, serão absorvidas por empresas de pequeno porte e empreendedores individuais. Speroto saliento que o papel da SGC é justamente esse de servir de mecanismo que viabilize os empréstimos para aqueles que mais têm dificuldade de conseguir financiamento a taxa de juros menores. Exemplo bem sucedido é do dono de academia de ginástica do Jardim Gisele, Toni Bledow. Toni contou aos presentes que por meio da SGC conseguiu capital de giro para a aquisição de novos equipamentos, fato este que contribui para o crescimento de seu negócio.
Além dos aportes, a GarantiOeste conta com o apoio financeiro da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar) e das associações empresariais dos municípios de Toledo (ACIT), Cascavel (ACIC) e Foz do Iguaçu (ACIFI).
 
 
Por Rosselane Giordani
Sem nome %281144 x 250 px%29