O diretor-superintendente do Sebrae/PR destacou que “mais uma vez a região oeste deu um passo a frente, o que demonstra a força e a união dos empresários”. Allan salientou que o Sebrae busca a capacitação dos micro e pequenos empresários e por sua vez o desenvolvimento das suas atividades comerciais, isto através de ações específicas como também por meia da utilização da Lei Geral das microempresas, e que por meio das sociedades garantidoras de crédito é possível impulsionar o desenvolvimento regional. “Essa ação é no atacado, beneficia um universo gigante de micro e pequenas empresas e promove o desenvolvimento. É uma tendência inexorável”, destacou Allan. O superintendente do Sebrae frisou ainda que esse recurso de 2 milhões “é somente a ponta do iceberg”, isto porque existe uma demanda reprimida que irá pressionar cada vez mais a esses mecanismos se fortalecerem e ampliarem as linhas de financiamento. “A medida que a demanda aparecer será necessário buscar mais recursos”, destacou Allan que projetou ainda que o recurso disponível terá que se multiplicar por dez para dar conta da demanda reprimida que existe na região.
GERAL
GarantiOeste pode ser mecanismos para impulsionar desenvolvimento regional, afirma superintendente do Sebrae
Um marco histórico. Um divisor de águas. Essas foram expressões usadas pelo diretor-superintendente do Sebrae/PR, Allan Marcelo de Campos Costa e o presidente da Faciap, Rainer Zielasko na cerimônia de lançamento dos serviços da Sociedade de Garantia de Crédito (SGC) Garantioeste, na manhã desta quarta-feira (25) em Toledo.
O presidente da Faciap, Rainer Zielasko, também destacou o poder de transformação que a SGC pode ter sobre a região. “O momento de hoje é um divisor de águas para a região, pois vai gerar transformação e movimentar a economia local”. Rainer afirmou que ações como essa vem pra promover o desenvolvimento local, movimento esse que já é reconhecido como necessário e fundamental. Segundo o presidente da Faciap, 70% do PIB do Estado está concentrado na capital e que é urgente que se crie a competitividade no interior, por isso segundo ele a SGC se torna um mecanismo para impulsionar esse movimento das micro e pequenas empresas. “É preciso promover um crescimento mais homogêneo no estado”, alerta Rainer.
Na oportunidade o presidente da GarantiOeste, Augusto José Sperotto, salientou a cerimônia de hoje está celebrando um passo decisivo no incentivo e apoio aos microempresários. Speroto disse que a expectativa é que o fundo de aval da SGC opere com R$ 4 milhões e, com isso, possibilite cerca de 8 milhões de operações em benefício às micro e pequenas empresas da região. Ele relatou que o Sebrae e o Sicoob já estão apoiando o fundo de aval e que há negociação com outras instituições financeiras como o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Sicredi e prefeituras da região para firmar parceria com a SGC. Ele explicou ainda que as cartas de crédito avalizadas pela GarantiOeste terão como limite máximo o financiamento de R$ 70 mil, assim, serão absorvidas por empresas de pequeno porte e empreendedores individuais. Speroto saliento que o papel da SGC é justamente esse de servir de mecanismo que viabilize os empréstimos para aqueles que mais têm dificuldade de conseguir financiamento a taxa de juros menores. Exemplo bem sucedido é do dono de academia de ginástica do Jardim Gisele, Toni Bledow. Toni contou aos presentes que por meio da SGC conseguiu capital de giro para a aquisição de novos equipamentos, fato este que contribui para o crescimento de seu negócio.
Além dos aportes, a GarantiOeste conta com o apoio financeiro da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar) e das associações empresariais dos municípios de Toledo (ACIT), Cascavel (ACIC) e Foz do Iguaçu (ACIFI).
Por Rosselane Giordani
Mais lidas
- 1Mulheres representam 60% das inscrições no Enem 2025
- 261 socos: caso no RN retrata escalada da violência contra mulheres
- 3Professor de Direito da FAG lança livro sobre democracia, populismo e liberdade política
- 4Agosto Dourado: doação de leite materno é essencial para os bebês prematuros internados na Hoesp
- 5Toledo recebe “A alma canta” com Monsenhor Marcos Pavan nesta sexta-feira (1º)
Últimas notícias
- 1Unioeste lança agente de inteligência artificial para auxiliar pequenos agricultores no pós-colheita
- 2Programação do 1º Festival da Música Brasileira de Toledo começa amanhã (6)
- 3Toledo fecha 1º semestre de 2025 na liderança estadual na geração de empregos
- 4Inscrições para cursos no CEU das Artes e no Ondy Niederauer estão abertas
- 5JEPS E-sports promovem desenvolvimento e interação para os participantes