O Salão Tecnológico Pecuário é um dos espaços em que produtores rurais podem ter acesso gratuito a capacitações e palestras no Show Rural Coopavel. As atividades programadas começaram na última segunda-feira (6) entre reuniões e treinamentos de diferentes setores do agronegócio e seguem até sexta-feira (10) com programação que inclui, além de novas técnicas e tecnologias, o lançamento da Câmara Técnica (CT) de Máquinas e Equipamentos para o Agronegócio.
O espaço conta com uma área de 2,6 mil m², abriga um local de exposição de tecnologias para descarte de animais mortos, ambientes como auditório para capacitações, salas de reuniões e o estande do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), parceria entre mais de 60 instituições como o Sebrae/PR, Itaipu Binacional e Parque tecnológico Itaipu. No amplo espaço, produtores rurais das cadeias de proteína animal recebem orientações técnicas e mercadológicas de seus segmentos para melhoria de produção e produtividade.
Para Orestes Hotz, gerente regional do Sebrae/PR no oeste, é importante que os produtores rurais entendam suas propriedades como negócios. “As micro e pequenas empresas se fazem presentes tanto no meio urbano quanto no rural. Entendemos que produtores rurais também necessitam melhorar a competitividade de mercado, profissionalizar a gestão, praticar controles, exercer parcerias, entre outras atividades empresariais. E a função do Sebrae é exatamente esta, de levar ferramentas para desenvolver pequenos negócios, independentemente do meio em que ele estiver”, indica.
Os empreendedores rurais já participaram de palestras com temas como a integração lavoura-pecuária, plantio direto e destinação de animais mortos, na segunda-feira (6); eficiência produtiva em fazenda leiteira e perspectivas do mercado para proteína animal, na terça-feira (7); já as perspectivas específicas da cadeia do leite em 2017 e a influenza aviária foram temas abordados no terceiro dia de capacitações.
Além disso, o Salão Tecnológico Pecuário também acolheu a posse da nova diretoria do POD na manhã do dia 6, e o encontro das secretarias municipais de agricultura sobre dois eixos polêmicos: os desafios da sanidade animal agropecuária e a melhoria a estradas rurais.
Mais programação
Nos últimos dias de Show Rural, a programação do Salão Pecuário também vai contar com importantes temas de palestras e encontros, conforme destaca o consultor do Sebrae/PR, Emerson Durso. Na quinta-feira (9), quatro palestras farão parte da programação de capacitações no espaço: melhoramento genético nas fazendas leiteiras, a vaca leiteira moderna, energias renováveis no campo (trator a biometano) e o conceito de produção da própria energia no campo. Já na sexta-feira (10), as orientações terão como foco as perspectivas e tendências para o confinamento em 2017.
“Além disso, às 14h30, acontece o lançamento da décima Câmara Técnica do POD, a CT de Máquinas e Equipamentos para o Agronegócio, um importante passo para a organização e desenvolvimento de outro segmento importante das cadeias propulsivas da região”, sinaliza Durso. “A partir da criação do grupo, a CT passará a unir a cadeia produtiva em busca de soluções para os gargalos ao desenvolvimento desta, que é considerada uma das demandas tecnológicas das cadeias de proteína animal”, complementa o consultor.
Segundo o superintendente de Energias Renováveis de Itaipu Binacional, Herlon de Almeida, uma oportunidade que deve ser aproveitada por pequenas e médias indústrias. “A demanda tecnológica é grande devido a expressão agropecuária que o Oeste do Paraná tem. Seja máquinas e equipamentos para as lavouras ou mesmo em produção animal, percebemos um alto grau de informatização de maquinário. A CT abre espaço para organizar a demanda enquanto oportunidade e até gerar capacidade de resposta as necessidades tecnológicas desse mercado”, enfatiza.
Show Rural
Em sua 29ª edição, o Show Rural Coopavel acontece anualmente em Cascavel, no oeste do Paraná. Em 2016, mais de 235 mil pessoas marcaram presença ao longo dos cinco dias de feira, considerada com uma das mais importantes do Brasil no segmento do agronegócio. Neste ano, o evento acontece entre os dias 6 e 10 de fevereiro e conta com a participação de 520 expositores organizados em uma área de 720 mil m² de evento às margens da BR 277, km 577.