Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

DESENVOLVIMENTO

Missão Francesa inicia visita técnica a Toledo

Ação visa verificar os projetos que estão sendo executados, conferir a qualidade das obras e os benefícios trazidos à comunidade

02/03/2017 - 17:08


A chefe de projetos da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Laure Schalchli, iniciou nesta quinta-feira (02), em Toledo, a última missão técnica da agência, que visa o acompanhamento dos projetos e a aplicação dos recursos do último desembolso feito em dezembro do ano passado. O contrato com a agência encerra em novembro deste ano, quando todos os recursos deverão ter sido aplicados e finalizada a prestação de contas.

O Programa de Desenvolvimento Sustentável, iniciado em 2009, previa a aplicação de um total de 20 milhões de euros, sendo 47,32 por cento financiamento e o restante de contrapartida municipal. A operação foi autorizada no final de 2011 e o contrato assinado em 31 de julho de 2012, quando foram iniciados os desembolsos.

A missão, que continua nesta sexta-feira, durante todo o dia, com a entrega de um rolo compressor, às 8h30min, no pátio de máquinas da prefeitura, e depois visitas técnicas às obras em andamento, visa verificar os projetos que estão sendo executados, conferir a qualidade das obras e os benefícios trazidos à comunidade. “É uma missão anual de supervisão do projeto, além de ser um primeiro contato com a atual administração. Temos uma relação muito boa de 8 anos com Toledo e queremos ver o andamento dos diferentes componentes do projeto, incluindo  biodiversidade, resíduos sólidos, ciclovias, entre outros que ajudam da preservação ambiental e no desenvolvimento do município”, afirmou Laure.

Ela destacou que em função dos prazos, o município terá que ser ágil na execução dos projetos e na aplicação dos recursos, e afirmou que a AFD tem interesse em continuar com a parceria. "Os investimentos contribuíram para a preservação do meio ambiente e também para oferecer mais qualidade de vida às pessoas, oferecendo novos espaços de convívio e preservação, com parques , cicolovias, locais para a prática de atividades esportivas, entre outras ações, inclusive em regiões mais carentes.

O prefeito Lucio de Marchi informou que os recursos que ainda restam do programa, dentro das prioridades estabelecidas e aprovadas pela AFD, serão destinados prioritariamente para a construção do aterro sanitário. Eles serão utilizados para a execução de estudos e projetos, início da terraplanagem, compra de equipamentos e implantação de cerca, num investimento total estimado em R$ 2,5 milhões. Serão aplicados ainda na construção do viveiro de mudas, além da reurbanização e execução de ciclovia na rua Cerro Corá.

Os demais recursos, no total de R$ 12,5 milhões, conforme saldo financeiro de 1º de janeiro de 2017, serão utilizados na conclusão das ciclovias da Senador Atílio Fontana, Pedro Álvares Cabral e Cascavel, bem como os parques lineares do Arroio Toledo, Sanga Panambi e Parque das Araucárias.

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px