1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

IAP identifica empresa causadora de odor em Toledo

Durante a coletiva a imprensa, o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcísio Mossato Pinto, comentou sobre o forte odor registrado há alguns dias em Toledo. Ele afirmou que ao chegar ao município na quarta-feira (25) sentiu um odor, o qual considerou fora do normal. “Posso afirmar que o Escritório Regional está acompanhado este caso e outros que acontecem em Toledo. O IAP está fazendo os levantamentos das empresas, as quais terão que se adequar a legislação, porque se a empresa não estiver ambientalmente correta ela não consegue colocar o produto no mercado”.

27/05/2011 - 15:21


O presidente ainda enfatizou que os odores estão fortes, porém o IAP precisa de um crédito da população para fazer um bom encaminhamento. “As pessoas criticam a instituição, porque ela deve ter uma ação rápida e momentânea e não é esta a visão da instituição. Nós precisamos de um tempo para que possamos ter sustentabilidade em um auto de infração, pois em uma paralisação de uma atividade devemos ter argumentos técnicos. Preciso ter o que gerou de estragos ao meio ambiente, o que promoveu a saúde da população para que o IAP tenha uma decisão”.
Durante os últimos dias, a chefe do escritório regional do IAP, Maria da Glória Genari Possobon, afirmou que a maior ação da instituição foi averiguar a situação e identificar a empresa. Na sequência, determinou que a ela cessasse o processo de resíduos que pudessem causar odor na região de Toledo. “Este foi o nosso procedimento inicial. A empresa paralisou o recebimento de resíduos oriundos de incubatórios e a empresa foi notificada a comparecer ao IAP nesta segunda-feira para a realização das tratativas”.
Maria Glória explicou que o dor foi causado devido a combinação de alguns fatores, como: o manuseio de um resíduo que causou o odor; a mudança da direção e a velocidade do vento, a qual a dos últimos dias não é a predominante. Por sua vez, a empresa se continuar realizando as atividades deve dar um tratamento diferenciado e fazer o controle deste tipo de emissão.

Sem nome %281144 x 250 px%29