O presidente ainda enfatizou que os odores estão fortes, porém o IAP precisa de um crédito da população para fazer um bom encaminhamento. “As pessoas criticam a instituição, porque ela deve ter uma ação rápida e momentânea e não é esta a visão da instituição. Nós precisamos de um tempo para que possamos ter sustentabilidade em um auto de infração, pois em uma paralisação de uma atividade devemos ter argumentos técnicos. Preciso ter o que gerou de estragos ao meio ambiente, o que promoveu a saúde da população para que o IAP tenha uma decisão”.
Durante os últimos dias, a chefe do escritório regional do IAP, Maria da Glória Genari Possobon, afirmou que a maior ação da instituição foi averiguar a situação e identificar a empresa. Na sequência, determinou que a ela cessasse o processo de resíduos que pudessem causar odor na região de Toledo. “Este foi o nosso procedimento inicial. A empresa paralisou o recebimento de resíduos oriundos de incubatórios e a empresa foi notificada a comparecer ao IAP nesta segunda-feira para a realização das tratativas”.
Maria Glória explicou que o dor foi causado devido a combinação de alguns fatores, como: o manuseio de um resíduo que causou o odor; a mudança da direção e a velocidade do vento, a qual a dos últimos dias não é a predominante. Por sua vez, a empresa se continuar realizando as atividades deve dar um tratamento diferenciado e fazer o controle deste tipo de emissão.
GERAL
IAP identifica empresa causadora de odor em Toledo
Durante a coletiva a imprensa, o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcísio Mossato Pinto, comentou sobre o forte odor registrado há alguns dias em Toledo. Ele afirmou que ao chegar ao município na quarta-feira (25) sentiu um odor, o qual considerou fora do normal. “Posso afirmar que o Escritório Regional está acompanhado este caso e outros que acontecem em Toledo. O IAP está fazendo os levantamentos das empresas, as quais terão que se adequar a legislação, porque se a empresa não estiver ambientalmente correta ela não consegue colocar o produto no mercado”.
Mais lidas
- 1Mulheres representam 60% das inscrições no Enem 2025
- 261 socos: caso no RN retrata escalada da violência contra mulheres
- 3Professor de Direito da FAG lança livro sobre democracia, populismo e liberdade política
- 4Agosto Dourado: doação de leite materno é essencial para os bebês prematuros internados na Hoesp
- 5Toledo recebe “A alma canta” com Monsenhor Marcos Pavan nesta sexta-feira (1º)
Últimas notícias
- 1Unioeste lança agente de inteligência artificial para auxiliar pequenos agricultores no pós-colheita
- 2Programação do 1º Festival da Música Brasileira de Toledo começa amanhã (6)
- 3Toledo fecha 1º semestre de 2025 na liderança estadual na geração de empregos
- 4Inscrições para cursos no CEU das Artes e no Ondy Niederauer estão abertas
- 5JEPS E-sports promovem desenvolvimento e interação para os participantes