Casa de not%c3%adcias 1144x150

CULTURA

No encerramento da Virada Cultural o Teatro esteve lotado

Se na abertura da 1ª Virada Cultural de Toledo a participação do público foi mais tímida, no domingo (29), o sol estimulou a participação da comunidade. Na parte da manhã, as atividades começaram cedo com mateada no Parque Diva Paim Barth, por volta das 10h a diversidade cultural encantou o público presente. O show de chorinho fez lembrar os concertos que aconteciam na saudosa Concha Acústica há muitos anos. A Harpa e o Violoncello da família Strey, o canto do Vocal Cantare, as Orquestras e muitos outros que passaram pelo palco na manhã de domingo revelaram talentos da Cidade e Região. Na tarde a participação do público foi ainda maior, pois além de lotar o Teatro Municipal, outro público acompanhou a programação no Parque.

30/05/2011 - 07:59


A cidade pode apreciar a primeira apresentação dos alunos da Orquestra de Câmara de Toledo que executou o Luar do Sertão (Catulo da Paixão), a Sinfonia IX (Ludwig Van Beethoven) e a Marcha Pompa e Circunstância (Edward Elgar).

O Sonho da Sociedade Alternativa foi celebrado pelos apaixonados pelo imortal Raul Seixas, representado por João Raulzito que disse: “Não se aprende ou ensina Rock and Roll, feito para literalmente deitar e rolar, ser livre. É um erro associá-lo as drogas ou alguma devoção ao bicho de chifre”.

Raulzito criticou a indústria fonográfica. “A mais bela e pura música Sertaneja não tem nada a ver com esse som para universitários, em que se espeta o cabelo para cima ou se tinge a calça de verde. A música virou uma indústria como o futebol, todos beijam o escudo do clube, mas basta a grana aparecer que se troca de camisa”.

O encerramento da Virada Cultural foi com Rafain Show que com 38 artistas, por quase duas horas percorreu folclore de oito países da América Latina, mostrando a integração cultural dos povos.

Para a Secretária de Cultura, Rosangela Reche  a avaliação da 1ª. Virada é positiva. “O balanço é muito positivo. As expectativas foram todas superadas. O tempo ajudou muito; amanheceu um dia maravilhoso, as pessoas vieram participar o Teatro esteve lotado, na parte da manhã (no domingo) tivemos um público excelente no Lago, e mais do que isso, é a primeira vez que fizemos a Virada, estamos aprendendo com esta Virada Cultura, agora é só melhorar para o ano que vem”, prometeu Rosangela.

A secretária destacou ainda que, na medida em que as pessoas compreendam o objetivo do Evento e participam é possível pensar em torná-lo um Projeto permanente. “Este Projeto tem que continuar”.

Há de se destacar as dificuldades técnicas e adversidades enfrentadas pela organização, mas há de se destacar também, que a iniciativa e os resultados foram extremamente positivos. Toledo mostrou que há diversidade cultural e ela precisa ser mostrada. Há público para todos os gostos e todas estas as vertentes devem estar representadas.

A cidade tem artistas muito talentosos que não passaram pelo palco da Virada Cultura, que nas próximas edições a representatividade da diversidade cultural possa ser ainda maior.

A  Casa de Notícias parabeniza a todos que estiveram empenhados na organização da 1ª Virada Cultural.

Por Selma Becker com informações da assessoria.

Veja outras matérias sobre a virada aqui na Casa de Notícias.

http://casadenoticias.com.br/noticias/2598

http://casadenoticias.com.br/noticias/2592

http://casadenoticias.com.br/videos/471

 

Sem nome %281144 x 250 px%29