1144x150 %284%29

SAÚDE

Unimed Costa Oeste mantém grupo de orientação para fumantes

O tabagismo já é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) um problema de saúde pública mundial. Com a finalidade de auxiliar as pessoas que desejam abandonar o vício, a Unimed Costa Oeste criou o projeto “Saúde Viva”. Os encontros são gratuitos e realizados todas as quintas-feiras, das 18h30 às 19h30. Os pacientes são acompanhados por profissionais das áreas médica e psicológica por meio de palestras e conversas em grupo.

30/05/2011 - 13:15


De acordo com o médico de Medicina Preventiva, doutor Fernando Roman, a terapia associada ao uso de medicamentos promove a diminuição dos episódios de recaídas pela abstinência do cigarro. “A maioria procura ajuda quando já está com alguma doença, poucos fumantes vêm por vontade própria”.
Os interessados em participar dos encontros podem entrar em contato com a Unimed através do telefone (0xx45) 3277-8003 ou pelo e-mail: medicinapreventiva@unimedcostaoeste.com.br.

Doenças causadas pelo tabaco
O médico destaca que o tabaco pode causar cerca de 50 doenças - direta ou indiretamente - como o enfisema pulmonar e a bronquite crônica. Além disso, provoca o câncer de boca, pulmão, esôfago e bexiga, além de desencadear problemas do sistema circulatório. O câncer de pulmão é a principal causa de mortes entre os homens e a segunda entre as mulheres, atrás apenas do câncer de mama. “Quando a pessoa abandona o cigarro, diminuem-se os riscos de doenças crônicas. O ex-fumante se sente melhor para respirar, comer, dormir e praticar exercícios físicos”, ressalta Roman.


Dia Mundial Sem Tabaco
A Organização Mundial de Saúde (OMS) criou o Dia Mundial sem Tabaco, comemorado no dia 31 de maio. Conforme dados da instituição, cerca de 1,3 bilhão de pessoas no mundo são fumantes. No Brasil, o número já chega a 27,9 milhões. Estima-se que 200 mil pessoas morrem todos os anos em consequência das doenças provocadas pelo tabaco.

 

Da Assessoria - MMatsuo

Sem nome %281144 x 250 px%29