1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EDUCAÇÃO

Professores realizam ato público em defesa da educação de qualidade

A professora do Rio Grande do Norte, Amanda Gurgel, em discurso na Assembléia Legislativa do seu estado, fez um desabafo sobre a precariedade da educação que pode ser reproduzido em todos os sotaques, de norte a sul do Brasil. E é isso que professores de todo o país tem feito, através de mobilizações em prol da educação de qualidade. Em Toledo educadores da rede pública municipal e estadual realizaram um ato público na Praça Willy Barth. Entre leituras de manifestos, desabafos e discursos muitos pontos em comum, um em especial: não há qualidade de educação sem investimentos.

31/05/2011 - 20:41


O presidente do Sindicato dos Servidores de Toledo, Lucas Teodoro lembrou que alguns Governantes não dão a atenção necessária para a educação. “Afirmam que há educação de qualidade no País, porém seus filhos estudam em escolas particulares. A escola pública de qualidade está muito aquém daquilo que realmente acontece no Brasil”.

O diretor da APP Sindicato, Camilo Vanzeto  questionou quais são as condições de trabalho dos professores em sala de aula e das estruturas físicas das escolas Municipais, Estaduais e Universidades.

Vanzeto afirma que a educação está sendo discutida por pessoas que não tem propriedade para falar sobre o assunto. “Eles apresentam números e fatos que não condizem com a realidade. A realidade está em sala de aula e a grande questão é: Por que os alunos não estão aprendendo de fato? A resposta é: Falta de investimento. Este ato público é uma manifestação de professores que diariamente estão nas salas de aula e trouxeram a realidade do dia a dia que são os problemas encontrados na educação brasileira”.

A professora Catarina Rinaldi Marussi reconhece que a educação pública em alguns Municípios tem avançado, mas adverte que é uma situação que não deve ser generalizada. “Há muitas questões a serem conquistadas. Entendemos que o avanço se dá pela história, a qual tem mostrado a força da mobilização brasileira em busca de uma educação melhor”.

Catarina explica que a educação de qualidade esta relacionada diretamente com a qualidade de vida dos professores, por isso segundo ela, questões como o piso nacional para os educadores e a implantação da hora atividade são lutas permanentes. “Isto vai repercutir em uma educação melhor no Brasil, porque os professores terão um momento maior para preparar as suas aulas, e, principalmente lerem para realizarmos debates e mantermos firmes os princípios de educação”.

A professora destaca que os países desenvolvidos somente chegaram ao topo da qualidade, porque houve investimentos em educação. “Esta é prova que a educação não deve ser deixada de lado ou esquecida e é para isso que estamos hoje mobilizados. A educação é como ouro, ela vale em qualquer lugar”.

Sem nome %281144 x 250 px%29