1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

Lixo industrial provoca incêndio no aterro sanitário de Assis Chateaubriand

Um incêndio iniciado em uma ala do Aterro Sanitário, no município de Assis Chateaubriand, no dia 27 de maio, só foi contido na tarde de terça-feira (31), por uma equipe de limpeza da Prefeitura. Segundo o diretor do setor de Limpeza Pública, João Vieira Bigode, o sinistro partiu provavelmente de restos de lixo industrial ou de oficina que trabalha com caldeiras. “São como sobras de uma churrasqueira. Lixo em brasa foi jogado com outros resíduos; passou misturado em meio à carga”, explica.

01/06/2011 - 14:30


Bigode conta que a irresponsabilidade de quem levou a carga perigosa causou um prejuízo de quase R$ 5 mil aos cofres públicos. “Foram gastos mais de 150 mil litros de água potável, 50h de trator de esteira, 20h de pá-carregadeira e ainda o combustível de caminhões no combate ao fogo que se alastrou em mais de mil metros quadrados. Isso, sem contar o tempo perdido de quatro funcionários e a equipe dos Bombeiros que se dedicaram por quatro dias para acabar com o fogo”, explica ele.

Por se tratar de lixo empilhado numa altura de cinco metros ficou ainda mais difícil o combate ao fogo, que se alastrou aos poucos, por baixo do montes de papéis e galhadas secas, provocando muita fumaça, colocando as lavouras e o trânsito da rodovia próximos em perigo. “É necessário frisar que é expressamente proibido jogar no Aterro Sanitário, restos de oficina e de indústrias, como, lixo incendiário, químico, luvas, graxas e qualquer tipo de combustível”, acentua Bigode. Ele destaca também que a fiscalização será ainda mais rigorosa no descarte de qualquer tipo de lixo no Aterro. “Não podemos admitir esse tipo de irresponsabilidade perigosa”, garante o diretor do Departamento de Limpeza.

 

Da Assessoria - Assis Chateaubriand

Sem nome %281144 x 250 px%29