Diretores da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) e integrantes do Comitê Gestor do Escritório de Compra Toledo (ECT) recepcionaram uma comitiva de representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e de Administração de Cascavel e da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic),e outras entidades, na tarde de quarta-feira (21).
Os representantes das instituições do município cascavelense vieram conhecer o trabalho desenvolvido pelo Escritório de Compras de Toledo (ECT), que presta serviço de apoio, divulgação, fomento e incentivo à participação das micro e pequenas empresas da cidade nos processos de compras públicas e governamentais. O modelo, desenvolvido em Toledo desde 2014, foi o primeiro em nível nacional e tem se destacado pelos resultados positivos e avanços na participação das empresas toledanas nas licitações municipais.
Foi apresentado o histórico do ECT desde sua implantação, a forma e estratégia utilizada, com a união do Sebrae, prefeitura de Toledo e entidades públicas instaladas no município e da Acit, por meio do Instituto Regional de Desenvolvimento (IDR), bem como dados sobre o fluxo diário de trabalho, com planilhas e resultados das ações realizadas desde o início do projeto. O serviço funciona na Acit, que acompanha diariamente os processos licitatórios, informa e orienta os empresários dos segmentos envolvidos.
O grupo foi recepcionado pelo presidente da Acit, Flávio Furlan, pelo diretor de Produtos e Serviços, Michel Becker, pelo gerente Marcel Sarturi, as colaboradoras Ana Nardi e Marciele Santana. O encontrou contou também com a participação das consultoras do Sebrae, Maria de Fátima Galdino e Deborah Steiner França, da responsável pela Sala do Empreendedor, Fernanda Moreira, entre outros servidores da prefeitura e da Unioeste.
Integração
O município de Cascavel tem previsão de inaugurar seu próprio escritório de compras no dia 31 de julho, em processo que envolve o Comitê Gestor da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, prefeitura, Acic e outros parceiros, entre eles, a Fundetec, Unioeste e Observatório Social.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Cascavel, João Alberto Soares de Andrade, a ação visa ampliar a participação das micro, pequenas e médias empresas e microempreendedores individuais nos processos de compras públicas, não só do próprio município, como também do entorno. “A ideia é ampliar a parceria com diversos entes públicos, como já é com Unioeste e Fundetec, para que possam fazer a prospecção nas compras públicas, criar condições de participação das pequenas empresas, desmistificar o distanciamento que existe e fazer o trabalho de convencimento dos empresários, porque os valores envolvidos são bastante consideráveis, também para melhorar a qualidade da aplicação dos recursos.”
Conforme Andrade, a visita ao ECT em Toledo proporcionou boas contribuições. “Foi muito importante conhecer o processo de Toledo, que ao longo de tempo vem sendo maturado. A Acit nos mostrou os números e constatamos que evoluiu bastante, com efetivo aumento na participação dos pequenos empresários nas compras públicas”, observa.
Destaca ainda que depois de implantado em Cascavel, a intenção é promover maior integração regional, já que empresários de Cascavel fornecem para Toledo e vice-versa. “Queremos trabalhar em conjunto, para fortalecer as empresas dos municípios ao nosso entorno”, explica Andrade.
GERAL
Comitiva cascavelense conhece Escritório de Compra Toledo na Acit
ECT é pioneiro e serve de modelo
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1A UFPR oficializa o recebimento do campus de Toledo, doado pelo Dr. Luiz e pela Dra. Carmen Donaduzzi.
- 2Conferência LGBTQIA+ elege delegados para evento estadual
- 3Maio Laranja: PCPR orienta como identificar e prevenir violência contra crianças
- 4Anvisa inicia monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos
- 5Plataforma de gestão desenvolvida pelo TI para unidades de saúde é lançada