Nove instituições de ensino superior de Toledo participaram da 1ª Mostra de Profissões do Ensino Superior de Toledo (Unitoledo) nessa terça-feira (29) e apresentaram seus cursos para a comunidade. O evento, articulado pela Secretaria Municipal de Educação, contou com a visita de aproximadamente 1300 alunos dos terceiros anos do ensino médio de vários colégios da cidade.
As atividades aconteceram das 8h às 23h, no ginásio Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Premem). Como expositores participaram a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a Universidade Paranaense (Unipar), o Centro Universitário Internacional (Uninter), Pontifícia Universidade Católica (PUCPR), Faculdade Assis Gurgacz (FAG), Universidade Paulista (Unip), Universidade Norte do Paraná (Unopar), O Núcleo Regional de Educação (NRE), além da anfitriã, Secretaria Municipal de Educação.
A secretária de Educação, Janice Salvador, explicou o motivo da Secretaria de Educação do município ser a articuladora do evento. “Nós almejamos que nossos alunos cheguem ao ensino superior, pra nós é o coroamento desse processo, nós trabalhamos para que eles [os alunos] desejem estudar, para que de fato assumam uma profissão, que promova o crescimento pessoal, e que dê a eles também condições de promoverem o crescimento de nossa cidade”, explicou a secretária.
Ela disse ainda que na medida em que as pessoas sabem das instituições e cursos que são ofertados em Toledo e dos problemas que existem em nossa cidade, passam a envolver-se também com as soluções para esses problemas.
Visitantes
O estudante do 3º ano do ensino médio do Colégio Luiz Augusto Moraes Rego, Elisandro Zauza (17), disse que o primeiro Unitoledo “foi interessante, a diversidade de opções é bem grande. Tive a oportunidade de tirar dúvidas sobre o acesso ao curso de Direito, ao vestibular, as questões de financiamento. O evento foi bem organizado, foi muito bom mesmo”, disse o jovem.
A estudante do 3º ano do Colégio Airton Senna, Jennifer Vilela (16), não perdeu tempo. Junto com as colegas tratou logo de passar em todos os estandes, pegar os panfletos com a divulgação dos cursos e esclarecer as dúvidas. “O evento foi muito bom. Bem interessante mesmo. A gente pode ver e conhecer mais sobre os cursos. Apesar de já saber o curso que quero fazer, Pedagogia, também tenho outros interesses e aproveitei para tirar minhas dúvidas”, disse a estudante, que reforçou a necessidade de realizar o Unitoledo mais vezes.
Expositores
O coordenador do curso de Tecnologia e Processos Químicos da UTFPR, professor Clóvis Bombardelli, falou sobre a importância da universidade estar participando desse evento. “A gente precisa de alunos. É nosso principal objetivo. E uma maneira de cativar eles é mostrando o que sabemos fazer. Muitas pessoas ainda não sabem que existe a UTFPR em Toledo, nem que é uma universidade federal, que é gratuita. E a Unitoledo atende essa expectativa”, salientou.
Bombardelli disse ainda que a maioria não sabe que a universidade oferece cerca de 50 bolsas de estudo todos os anos para os melhores alunos, para aqueles que se dedicam em suas áreas ou até mesmo para aqueles que apresentam dificuldades de se manter. Essas informações foram compartilhadas com o público que compareceu ao evento. “Os pilares da universidade são o ensino, a pesquisa e extensão. Participar junto com outras instituições torna o evento mais interessante, mais produtivo. Dar ao aluno a possibilidade de fazer essa comparação com as demais”, argumentou Bombardelli.
A busca de informações do estande da UFPR não foi diferente. A professora do Curso de Medicina, Juliana Bernardi Wenzel, disse que o evento foi bastante importante pra universidade. “Queremos mostrar pra comunidade que estamos presentes com um curso e uma universidade nova na cidade. Mostrar mais essa opção. Ficamos bem felizes em participar, a organização foi bem tranquila. A Secretaria de Educação deu um bom suporte para que o evento acontecesse”, elogiou a professora.
A maior dúvida dos alunos que passaram pelo estande da UFPR foi para saber como o curso funciona. “É que ao invés de termos disciplinas isoladas, trabalhamos em módulos com integração dos conteúdos, possibilitando que os alunos tenham uma visão mais ampla corelacionada de todas as áreas. Além disso, eles já vão para as unidades básicas desde o primeiro período de curso”, conta Juliana.