Casa de not%c3%adcias 1144x150

Governo lança nesta segunda-feira projeto de música nas penitenciárias

Será lançado nesta segunda-feira (6), na Penitenciária Feminina do Paraná, em Piraquara, o projeto Artes Musicais, que prevê a formação de um coral feminino, integrado por 50 detentas, além de oficinas de educação e profissionalização musical, inicialmente com cursos de violão e guitarra. O coral formado por presos da Colônia Penal Agrícola do Paraná participa da solenidade. O projeto faz parte de um programa maior, que engloba arte, cultura, esporte, lazer e bem-estar nos estabelecimentos penais do Paraná e tem como objetivos a integração, a inserção social, a educação e a profissionalização de detentos.

05/06/2011 - 07:57


Para o funcionamento do projeto foi adaptada uma sala na própria penitenciária feminina, onde serão realizados os ensaios do coral e as aulas de música. Ali já estão mais de 100 instrumentos musicais, no valor de R$ 18 mil, doados pelo juiz de Direito Erivaldo Ribeiro dos Santos, membro do Conselho Nacional de Justiça. São 50 flautas, 25 violões, 10 guitarras, oito pandeiros, cinco cavaquinhos e quatro tamborins, além de outros instrumentos e equipamentos musicais.
O dinheiro aplicado na compra dos instrumentos é parte do Prêmio Inovvare, conquistado pelo juiz Erivaldo Ribeiro dos Santos em 2010, e que ele dividiu entre os presídios femininos do Paraná e do Espírito Santo. A premiação tem como objetivo identificar, premiar e disseminar práticas inovadoras para aumentar a qualidade da prestação jurisdicional e contribuir com a modernização da Justiça brasileira.
“O Estado tem um compromisso assumido internacionalmente com relação aos direitos humanos. Quando é proporcionada à pessoa privada de liberdade a oportunidade de trabalhar, estudar, de obter formação profissional e acesso à cultura e à arte no ambiente prisional, estamos investindo em segurança pública”, diz Santos.

Cidadania

O projeto de musicalização é parte do Programa de Arte, Bem-estar e Qualidade de Vida, e será estendido para outras unidades penais do Paraná. “Este é mais um passo para transpor os muros dos estabelecimentos penais do Estado e sensibilizar os gestores públicos e civis para promover e apoiar ações de cidadania, como a descoberta de talentos na arte musical, além de melhorar a qualidade de vida e a convivência humana no ambiente prisional”, afirma Maria Tereza Uille Gomes, secretária da Justiça e da Cidadania do Paraná.
Dentro dos presídios paranaenses são desenvolvidos vários projetos na área de educação, trabalho e profissionalização, todos voltados à reinserção social das detentas. “É um trabalho silencioso que ocorre dentro dos presídios, do qual a sociedade tem pouco conhecimento, mas que tem bons resultados”, destaca a diretora da Penitenciária Feminina do Paraná, Rita de Cássia Costa Nauman.
A assessora de Planejamento e Projetos da Secretaria da Justiça, Rosimeiry Mostachio, idealizadora do projeto de musicalização, lembra que, ao cumprir pena, a pessoa é privada do direito à liberdade, mas mantém os demais. “Investir no desenvolvimento integral dessas pessoas tem aspectos positivos, tanto institucionais quanto terapêuticos. A vida continua dentro da prisão. Ações dessa natureza contribuem para que as detentas resgatem sua autoestima, amenizem a angústia e mantenham-se ocupadas”, avalia.
A Penitenciária Feminina do Paraná tem atualmente 400 internas e 70% delas participam de alguma atividade. Além de darem continuidade aos estudos, elas têm oportunidade de participar de canteiros de trabalho montados pela iniciativa privada no presídio.

Da AE Notícias

Sem nome %281144 x 250 px%29