O instrutor, Helmut Rohloff, explica que o curso vai oferecer aos acadêmicos ferramentas para o seu desenvolvimento pessoal e gestão de agronegócio. O curso é dividido em programas de: desenvolvimento humano, gestão de conhecimento, criação e implantação de projetos. “O Programa propicia o desenvolvimento humano dos produtores, como trabalhar com pessoas; administrar gestões e produções; processo ambiental, envolvendo a legislação”.
A gestão de conhecimento, segundo o instrutor, é dividida em duas formas: a de incremento, onde o profissional vai ampliar o desenvolvimento de uma atividade e a de investimento, onde há o desejo montar um novo negócio. “Envolvem habilidades de trabalhar no processo produtivo para desenvolver o gerenciamento, ou seja, o profissional vai separar um pouco a empresa rural da família, porque legalmente é necessário todo este processo. É toda a gestão financeira, produção, humana, comercialização, entre outros”,
Rohloff afirma que a grande dificuldade encontrada no curso é ainda fazer o produtor entender que buscar novos conhecimentos é algo necessário para o desenvolvimento da propriedade. “Pequenos produtores buscaram novos investimentos, porque tiveram novas visões de negócio e empresa. É preciso achar o ponto de equilíbrio de atividade”.
O participante, Alexandre Buzzi, afirmou que o curso é essencial para o seu conhecimento, pois ele vai aprender a desenvolver um novo empreendimento com pessoas que vivem no âmbito rural. “O que está me chamando a atenção no curso são as dinâmicas em grupo, pois o mercado de trabalho exige este perfil do profissional”.
GERAL
Acadêmicos de Engenharia de Pesca participam do Programa Empreendedor Rural
O curso de Engenharia de Pesca, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Toledo, juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Serviço de Apoio à Pequena Empresa (SEBRAE-PR) estão realizando um curso de empreendedorismo no "Programa Empreendedor Rural" com os acadêmicos. O curso é oferecido aos sábados, é dividido em 17 módulos, totalizando 136h.
Mais lidas
- 1Cerca de 10 mil pessoas agitam o Parque Diva Paim Barth durante a Virada Cultural
- 2Unioeste recebe Seminário Internacional de Desenvolvimento Rural Sustentável
- 373 anos de história e progresso: Toledo segue crescendo com sua gente
- 4Depois da ponte
- 5UBS de Toledo iniciam vacinação contra o vírus sincicial respiratório (VSR)
Últimas notícias
- 1Brasil amplia presença internacional e abre mais de 500 mercados para produtos agropecuários entre 2023 e 2025
- 2Empreendedorismo feminino: Associada compartilha história de sucesso com apoio da Sicredi Progresso PR/SP
- 3Toledo celebra 73 anos com festa, bolo e shows no Parque Diva Paim Barth
- 4Última semana antes do Natal tem 23,7 mil vagas abertas nas Agências do Trabalhador
- 5Toledo sedia reunião de secretários de Saúde dos municípios da 20ª RS



