A realidade hiperrealista é reconstruída na tela a partir das referências e da inspiração que nascem da imagem fotográfica, revelando novas e mais profundas dimensões na pintura. O estilo utiliza diversas técnicas para compor cenários e imagens em seus detalhes e profundidade.
Quem é Marcos Damascena
Nascido em Poções Bahia em 1981 e radicado em São Paulo, onde iniciou sua carreira artística, estudando com os maiores nomes da arte figurativa. Fez desenho e modelo vivo com professor Luís Alberto, na Associação Paulista de Belas Artes, estudando depois, com o mestre Jorge Abraão Esteves: teoria da cor e anatomia de animais, principalmente os cavalos.
Com formação rápida e desenvolvimento surpreendente, definiu seu estilo com uma pintura fina e extremamente detalhista, ganhando vários prêmios. Começou então uma nova fase de sua carreira: o ser humano como base do seu trabalho, por meio de expressões fortes e que captam o momento íntimo de cada ser. A alma do ser humano em diversas fases. Seus detalhes característicos chamaram a atenção de diversos críticos e marchands, marcando sua presença na pintura hiperrealista brasileira.
Na magia de uma construção sugerida pela natureza, Marcos Damascena intervém com sua fantasia criativa e sobre o traçado de diferentes matrizes culturais, sensibiliza os observadores de suas obras, despertando múltiplos sentimentos. O artista constrói, por meio da forma e da cor, suas rimas pictóricas, capazes de transmitir ao fruitor na sua integralidade a harmonia e a poesia. Com técnica segura e precisa na riquesa dos detalhes, esboça o tema sobre a tela, por meio de um desenho claro que preenche com cromatismo de tons acesos, que lentamente reduz e atenua com uma luminosidade suave e sugestiva.
Emanuel Von Lauenstein Massarani - Crítico de arte e Superintendente do Patrimônio Cultural da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.
Fonte: www.marcosdamascena.net