Iniciativa reúne empresas de ex-alunos para contribuir com o ecossistema da inovação e alavancar projetos empreendedores
Nesta quinta-feira (21), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Curitiba vai lançar a Rede Empreendedora, um espaço virtual colaborativo para profissionais graduados na instituição de ensino superior paranaense. O evento ocorrerá às 19 horas, no Teatro da UTFPR (Av. Sete de Setembro, 3165 – Rebouças), em Curitiba (PR).
Segundo o titular da Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (Direc), professor Paulo Apelles Camboim de Oliveira, a Rede Empreendedora estará à disposição da sociedade, para contratar serviços especializados e de qualidade com profissionais que são referência no mercado. “A UTFPR figura entre as melhores universidades do Brasil e, desde sempre, tem formado profissionais de excelência, nas mais variadas áreas do conhecimento”, afirma o diretor.
A Rede Empreendedroa será composta por alunos egressos, que empreenderam negócios nas mais diversas atividades produtivas, e por empresários incubados e graduados na Incubadora de Inovações Tecnológicas da UTFPR – Câmpus Curitiba. “A Universidade contribui para um ambiente mais inovador, promovendo a prestação de serviços tecnológicos e fazendo uma ponte entre essas empresas e o consumidor final”, destaca o professor Paulo.
Outro benefício da Rede é o fortalecimento de ações de parceria, com base no conhecimento científico e tecnológico gerado na UTFPR. “A partir de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) será intensificado o apoio ao desenvolvimento tecnológico em produtos, serviços, processos, marketing e métodos organizacionais, nos empreendimentos em todos os setores da economia regional”, explica o diretor.
O cadastramento das empresas será feito exclusivamente pela Internet. A Universidade analisa os dados do registro nos sistemas internos e valida a inscrição. Aprovado o cadastro, a empresa passa a integrar a Rede Empreendedora da UTFPR – Câmpus Curitiba. A iniciativa deve alavancar o crescimento do empresariado local, promovendo modernização, aumento da produtividade e competitividade e desenvolvimento sustentável de negócios.