A nova incubadora, com um total de cinco barracões, será construída com recursos de financiamento do Programa Paraná Urbano e vai abrir espaço para indústrias na área de metal mecânica de Toledo. As empresas poderão permanecer no local por um determinado período, até terem condições de se consolidar no mercado, ampliando a sua produção e gerando novos empregos. O processo, que prevê a captação de cerca de R$ 600 mil em recursos de financiamento, deverá ser iniciado imediatamente, garantiu Lúcio.
“É muito importante para os empresários da região, que ansiavam por este tipo de apoio. Uma oportunidade de crescer e se consolidar, gerando novos empregos e renda no município”, acrescentou o vice-prefeito de Toledo, Lúcio de Marchi. Para a construção dos barracões, o município deverá disponibilizar uma área de 14 mil metros quadrados.
O prefeito e o vice também estiveram na segunda-feira (06), com a secretária de Justiça e Cidadania do estado do Paraná, Maria Tereza Uille Gomes, a quem expuseram o desejo de instalação de presídios regionais para atendimento da região, bem como dados estatísticos sobre a realidade carcerária na região Oeste. A proposta de implantação de novos presídios já foi discutida em Toledo, durante reunião com representantes dos municípios, do Ministério Público e do Judiciário, em função da superlotação das cadeias públicas. Também participaram da audiência os prefeitos de Marechal Cândido Rondon, Moacir Fröelich e de Guaíra, Manoel Kuba, além da promotora Kátia Krueger e da juíza Luciana Lopes do Amaral Beal. A secretária concorda com a solicitação feita pelos prefeitos e representantes do Ministério Público e do Judiciário e confirmou a implantação de um presídio em Guaíra, conforme projeto já em andamento, e comprometeu-se a vir a Toledo no próximo dia 20 para discutir com a comunidade regional a implantação de um presídio industrial na região Oeste. A nova unidade poderá ser construída entre Toledo e Marechal Cândido Rondon, segundo estudos técnicos que estão sendo feitos.
Audiência com o governador
Na oportunidade, o governador Beto Richa foi convidado para a inauguração do Centro da Juventude da Avenida Maripá, que deverá ocorrer em julho ou agosto deste ano. A data vai ser definida em função da agenda do governador, que também deverá incluir uma visita à Fiasul, para a inauguração de uma unidade industrial.
Schiavinato, que destacou a excelente acolhida do governador, aproveitou a oportunidade para reforçar uma série de solicitações do município. Entre elas, o prefeito destacou o pedido de recursos para a construção de uma nova escola no Jardim Panorama e disponibilizou terrenos ao estado para a construção de escolas estaduais no município; pediu a agilização do processo para a construção de 315 unidades habitacionais, o recapeamento da estrada Toledo a Dez de Maio, a construção de novas pontes no interior, com a cedência de vigas de concreto e a liberação de recursos para a construção de um novo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) no Jardim Coopagro. Os pedidos, conforme Schiavinato, foram bem aceitos pelo governador.
Da Assessoria - Toledo