De acordo com a Coordenadora de Língua Portuguesa no NRE Toledo, professora Sandra Mara Marcelo Nogueira, uma das principais mudanças é o fato de que a avaliação deixa de cobrar o texto e passa a cobrar o gênero do discurso. “Este ano a Unioeste irá propor no vestibular três gêneros discursivos, que são artigo de opinião, carta do leitor e comentário interpretativo crítico. Destes três gêneros do discurso, dois serão propostos e o candidato poderá escolher um”, disse.
A palestra também abordou a maneira como as redações são corrigidas e avaliadas. “Mais do que avaliar a habilidade e a capacidade do candidato escrever sobre o tema ou obedecer as regras gramaticais, é uma prova que avalia a competência do candidato em interagir com o outro, de organizar as idéias, relacionar e interpretar dados e fatos”, explica Sandra.
O evento desta tarde faz parte de uma formação continuada com carga horária de 24 horas, promovida pelo Núcleo Regional de Educação de Toledo e voltada aos professores da área. São quatro etapas, que acontecem até o mês de setembro. O próximo encontro terá como docente a professora Teresinha Costa Rubis, que também abordará os gêneros do discurso utilizando a metodologia da sequencia didática.
Da Assessoria - NRE