1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Disque-denúncia (165) e caminhada contra a violência à pessoa idosa

Segundo pesquisa da Universidade Católica de Brasília, aproximadamente 12% dos 18 milhões de idosos brasileiros já foram vítimas de maus tratos. Em Toledo, o Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) já recebeu 100 casos. Na maior parte das vezes, os filhos são os agressores. Para combater de forma mais direta essa calamidade, foi lançado o Disque-denúncia (165), nesta segunda-feira (13), durante a agenda aberta no Auditório da prefeitura de Toledo. Na próxima quarta-feira (15), será realizada uma caminhada, às 9h, em alerta ao Dia Mundial de Conscientização Contra Violência à Pessoa Idosa.

13/06/2011 - 15:32


A secretária de Assistência Social, Ires Damian Scuzziato, explica que o serviço de tele-atendimento é composto por uma equipe interdisciplinar, envolvendo assistentes sociais, advogado, psicólogo e pedagogo. “A denúncia é anônima e de suma importância. Após a notificação, uma equipe técnica vai até o local para checar a veracidade da ocorrência”, explica Ires, analisando que os familiares ainda figuram como principais agressores de uma violência que pode ser física, psicológica e se desdobrar ainda em negligência ou apropriação financeira e material do patrimônio das pessoas acima de 60 anos.
Além do 165, as denúncias podem ser encaminhadas aos Creas ou aos Centros de Referência à Terceira Idade (CERTIs). “Toledo está sendo pioneiro ao criar um número específico para atender esse tipo de caso”, afirmou o presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, o pastor Edgar Ravache. “Queremos convocar a todos a participar de nosso gesto pacífico, a caminhada, nesta quarta. A concentração será em frente à Bigolin, na Avenida Rio Branco, a partir das 9h”.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29