1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Entidades realizam nesta quarta 1ª Caminhada contra violência ao idoso

Para celebrar o Dia Mundial de Conscientização Contra Violência à Pessoa Idosa, datada de 15 de junho, diversas entidades e a polução de Toledo, participam nesta quarta-feira (15), da 1ª Caminhada em prol ao dia de combate à discriminação contra idoso. O encontro é uma realização do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) e do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Toledo. A caminhada começa às 9h, em frente à Bigolin, na Rua Barão do Rio Branco, no centro de Toledo.

14/06/2011 - 15:22


O presidente do Conselho, Pastor Edgar Ravache, avalia a caminhada como de extrema importância tanto para a sociedade, quanto para os idosos. “O objetivo desta caminhada é conscientizar a população e o próprio idoso da sua responsabilidade na sociedade e tentar diminuir, de alguma forma, a violência existente contra eles”.
Conforme a secretária de Assistência Social, Ires Damian Scuzziato, a caminhada é um momento de reflexão. “O intuito principal é mostrar à população que o idoso é um ser humano digno e que devemos respeito às suas limitações. A caminhada irá mostrar a importância das denúncias, não só de maus tratos, como de qualquer interferência contra o idoso, como descuido e má qualidade de vida”.
Edgar acrescenta que durante a caminhada serão entregues panfletos àqueles que estão acompanhando e à população que estiver na rua durante a passeata, salientando a importância desta ação.
Conforme o presidente do Conselho é importante salientar que as maiores denúncias e casos de violência estão entre aqueles que o idoso convive. “Nos casos onde temos conhecimento, os maiores problemas estão em casa, com a própria família. Muitos dos maus tratos acontecem porque algumas pessoas acreditam que o idoso é invalido e tentam mudar essa cultura, dizendo que quem passou dos 60 anos não serve para nada. O problema está onde deveria estar a solução”.

Denúncias
As denúncias de maus tratos e qualquer tipo de violência contra o idoso poderão ser feitas através do disque-denúncia, 165, ou encaminhadas diretamente aos Creas e aos Centros de Revitalização da Terceira Idade (CERTIs), pelo telefone: 45 3277 – 5956. O Creas II está localizado na Rua Mário Pudell, 140, na Vila Pioneiro.
O município de Toledo conta atualmente com 39 grupos de idosos organizados, cerca de oito mil idosos cadastrados e ainda existem na cidade cerca de cinco mil idosos não cadastrados, conforme levantamento feito pelo IBGE.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29