O sorriso é o cartão de visitas de uma pessoa. E esse trabalho de acompanhamento e orientação sobre a escovação dos dentes precisa começar desde a infância, quando as crianças ganham os primeiros dentes de leite. Pensando nisso, os profissionais de saúde estão empenhados em levar cada vez mais esse aprendizado para a sala de aula. A ação faz parte do Projeto Cárie Zero realizado nos Centros Municipais de Educação infantil (CMEI), fruto de uma parceria entre as Secretarias da Educação e da Saúde. O programa tem como objetivo promover saúde bucal e tratar a doença cárie nos pequenos que frequentam as unidades de ensino.
Conforme a coordenadora de Saúde Bucal Juciliane Agoneze Cesaro, o planejamento para os atendimentos já está sendo realizado entre as equipes de saúde bucal das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos CMEI de suas áreas de abrangência, em seguida iniciará as atividades. “Elas serão de promoção de saúde bucal através de orientação aos pais sobre o projeto e sobre temas relacionados à saúde bucal como a higiene bucal para a faixa etária de 0 a 3 anos”.
A equipe também fará orientação aos professores, avaliação da saúde bucal das crianças e escovação dental supervisionada. “O atendimento clínico será para as crianças que necessitarem. Ao ser observada, pela equipe, a presença de cárie e necessidade de tratamento clínico, os pais serão comunicados e orientados sobre o agendamento para o tratamento nas UBS de referência”, explica Juciliane.
Alimentação
Tão importante é quanto ensinar sobre a higienização dos dentes como é cuidar com a alimentação das crianças. Pensando nisso, todo o cardápio servido nos Cmeis é feito pela Secretaria de Educação com a supervisão de uma nutricionista. O objetivo da alimentação escolar saudável é formar nessas crianças bons hábitos alimentares.
A nutricionista responsável técnica Liliane Borges dos Reis Paludo, explica que a orientação é que até um ano de idade o Cmei não ofereça açúcar, (o vilão da cárie) na alimentação das crianças e nem sal. “Muitas delas vêm de casa com o hábito de tomar leite com achocolatado, então mantemos este costume porque é um momento de adaptação delas no ambiente escolar, mas aos poucos vamos diminuindo. Não temos frituras, e são oferecidas frutas todos os dias”, pontua reforçando que o foco é servir uma refeição saudável. Neste ano, a novidade do cardápio é acrescentar a manteiga, achocolatado com 30% de cacau, suco de limão e ainda goiaba.