Ensinar as crianças sobre os cuidados no trânsito é fundamental, tanto para evitar acidentes, como tornar-se um adulto responsável no trânsito. Desde 2015 o programa Educatrânsito realiza um diálogo com os estudantes dos 4º anos, passando dicas e informações sobre como deve ser o comportamento no trânsito, seja andando de bicicleta, de carro, van, a pé, ou em qualquer meio de locomoção. Este ano, os agentes Nerisson Lima e Rafael Fonseca serão os responsáveis pelas atividades.
Cerca de 1541 estudantes, entre as idades de 8 a 10 anos, de 70 turmas devem participar do programa. “O nosso primeiro contato com as crianças será na próxima terça-feira (13), na escola municipal Borges de Medeiros. Vamos fazer o teste para ficar com os alunos, três aulas, caso dê certo esse período, vamos aplicar nas demais instituições de ensino”, explica o coordenador de educação para o trânsito, Rafael Fonseca. Ele reforça que também deve ser levado em conta o cronograma de atividades de cada escola.
“Essa faixa etária que às crianças do programa são atendidas é uma idade propícia, em que elas aceitam com facilidades o que é ensinado, além de reproduzirem o que foi aprendido, por exemplo, se elas veem alguém sem o cinto de segurança, já irão chamar a atenção, porque aprenderam que o correto é usar o cinto”, comenta o coordenador.
Fonseca destaca que as crianças disseminam o aprendizado em casa, diferente dos adultos que geralmente não aceitam com tanta facilidade essas orientações. “De acordo com as experiências que temos no dia-a-dia os adultos só aprendem que estão errados de duas maneiras: quando são multados, ou quando se envolvem em acidentes e isso é extremamente negativo”.
Aprendizado
Segundo o coordenador, a expectativa para o início das atividades nas escolas municipais é sempre muito positiva. “As crianças nos recebem bem, elas gostam da forma de como trabalhamos, de como passamos as informações, trazendo exemplos, fazendo uma interação, pois além desse diálogo, fazemos algumas atividades práticas”, finaliza Fonseca.