Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

TOLEDO

Tooreciclando: Central de recebimentos de materiais volumosos entra em funcionamento

O local está disponível para a população realizar o descarte de segunda a sábado, das 8h às 17h30, com intervalo para o almoço.

14/03/2018 - 16:39


Entrou em funcionamento nesta quarta-feira (14) a Central de Recebimentos de materiais volumosos, do programa Tooreciclando.  Localizado no Jardim Coopagro, o local está disponível para a população realizar o descarte de segunda a sábado, das 8h às 17h30, com intervalo para o almoço.

O recolhimento será de materiais eletrônicos, lâmpadas, eletrodomésticos, sofá e colchões, porém com espuma separada do tecido e da madeira.  “Um local assim para o recebimento desses utensílios já era um pedido antigo da população, em que por falta de um lugar apropriado eram descartados nas estradas rurais, fundo de vales e terrenos baldios”, comenta o secretário do Meio Ambiente, Neudi Mosconi.

O secretário reforça que o local não será depósito de lixo e sim um lugar elaborado para a separação desses materiais, e que posteriormente será reciclado e transformado em um novo produto. “A destinação da sucata, por exemplo, vai ser direto para uma empresa privada, a madeira triturada e moída, fará parte do processo de reciclagem, ou seja, já temos uma cadeia de logística para destinar todos esses materiais”.

Mosconi explica também que para o mês de abril o município deve receber os caminhões caçambas, em que vão percorrer os bairros para a realização de mutirões, como poda de árvores e limpeza.

De acordo com o coordenador da Central de Recebimentos de materiais volumosos Ricardo Santos o foco é cuidar, organizar e destinar o recebimento desses materiais que são de descarte para a população. “O volume de lixo produzido pela comunidade é alto. Por isso, decidimos oferecer esse suporte para a população e assim acabar com o problema de lixos descartados incorretamente”, pontua.

A moradora do Jardim Coopagro Maria Luiza Oliveira comenta que achou interessante o formato como esse atendimento irá funcionar. ‘Eu vim até aqui para saber como irá acontecer. Primeiro pensei que era apenas hoje que estaria disponível, mas como me informaram vai será possível realizar o descarte de segunda a sábado durante este mês”. Maria comenta que irá trazer um computador e uma cômoda antiga.

Ecoponto

O secretário explica que as tratativas para a construção dos cincos ecopontos estão avançadas. “O diálogo com a Itaipu e o Fundo do Meio Ambiente do Estado estão ocorrendo com agilidade e vamos receber um investimento deles também para a realização da construção desses locais, e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) está também providenciando a licenças desses locais.

Mosconi detalha que os locais estarão em pontos estratégicos da cidade, como forma de facilitar a locomoção da população para que o descarte seja feito corretamente. “O nosso objetivo é até janeiro do próximo ano, essas estruturas estarem prontas ou parte delas e assim já entrarem em funcionamento.

“Os ecopontos são estruturas modernas, totalmente fechada, com uma rampa de acessibilidade para os containers onde vamos passar a receber também resíduos de construção civil, poda de árvores e corte de grama”, complementa o secretário da pasta.  A primeira estrutura será na Avenida José João Muraro, em que já foi aprovado em Audiência Pública, com um investimento de aproximadamente R$ 500.000,00.

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px