Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

TRÂNSITO

Comissão de Trânsito irá unificar dados sobre acidentes e vítimas

A primeira reunião da Comissão Municipal Intersetorial de Prevenção de Acidentes e Segurança no Trânsito aconteceu nesta sexta-feira e envolveu várias organizações.

16/03/2018 - 19:27


Aconteceu na manhã desta sexta-feira (16) a primeira reunião da Comissão Municipal Intersetorial de Prevenção de Acidentes e Segurança no Trânsito. O encontro foi realizado na sede da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito de Toledo e contou com a participação de várias organizações, como a 20ª Regional de Saúde, Polícia Rodoviária Estadual, Secretaria Municipal de Saúde, Hoesp, 19º Batalhão da Polícia Militar.

A Comissão tem caráter consultivo, propositivo e executivo para implantação, implementação e acompanhamento do Projeto Vida no Trânsito, de acordo com os objetivos definidos na Portaria Nº 49/2018. Uma das primeiras ações é unificar os dados de cada instituição relacionadas aos acidentes de trânsito de Toledo e suas vítimas.

O coordenador de Educação para o Trânsito, Rafael Fonseca, explicou que seguindo a metodologia do Projeto Vida no Trânsito (no qual o Município de Toledo está incluso) realizou-se o cruzamento de dados do Corpo de Bombeiros e dados da Polícia Militar, resultando em uma Lista Única de Vítimas, com 1280 vítimas de acidentes de trânsito entre os meses de agosto e dezembro de 2017.

“Para alcançar os perfis culturais, os fatores e condutas de risco no trânsito a metodologia do Projeto Vida no Trânsito possui mais ações após a formação da Lista Única de Vítimas. Contudo, a partir desta LUV já podemos encontrar alguns elementos de auxílio no trabalho do Departamento de Trânsito e Rodoviário (DEPTRANS)”, explica.

As planilhas foram apresentadas na reunião e permitem identificar desde os dados do local do acidente até os desdobramentos que aconteceram com as vítimas (internações, sequelas, óbitos). Fonseca diz que para fazer uma análise completa e identificar se uma pessoa faleceu ou teve sequelas em função de um acidente de trânsito também será necessário o cruzamento de dados com os serviços de saúde.

“Um grupo menor fará a análise dos óbitos e num segundo momento dos acidentes graves. O primeiro fator é termos uma integração dos órgãos de segurança, trânsito, saúde e da sociedade civil organizada. Com a junção do grupo conseguimos criar um banco de dados único. identificamos locais onde acontecem mais acidentes e outras informações importantes como o horário, público, faixa etária e as causas dos acidentes. Se identificarmos que a causa seja pela falta de iluminação, por exemplo, a Comissão vai notificar as autoridades competentes para resolver esse problema”.

Os órgãos ficaram de compartilhar suas informações, dentro dos critérios de confidencialidade de dados, e as reuniões da Comissão de Trânsito acontecerão sempre na última quinta-feira do mês. A próxima está marcada para o dia 26 de abril em local a ser definido.

Objetivos da Comissão

A Comissão Municipal Intersetorial de Prevenção de Acidentes e Segurança no Trânsito tem como objetivos: I – envidar esforços na integração dos demais órgãos e instituições parceiras para realização do projeto; II – instituir a informação, a coleta e análise de dados, como principal diretriz às ações de engenharia, fiscalização e educação para o trânsito; III – elaborar planejamento conjunto, visando à consecução dos objetivos de redução de acidentes com vítimas graves e fatais; IV – propor ações de prevenção e intervenção aos gestores e órgãos, entidades ou instituições, campanhas de âmbito municipal, visando ao esclarecimento e à prevenção de acidentes de trânsito; V – participar da execução das ações estabelecidas em conjunto; VI – acompanhar e avaliar as ações implementadas; VII – desempenhar outras atividades relacionadas ao setor.

550x250px
Sem nome %28550 x 250 px%29