A Escola Municipal Borges de Medeiros foi premiada através de um projeto de educação alimentar, aplicado na instituição pelo professor de Educação Alimentar e Nutricional Guilherme Kaiser Breda. O objetivo foi explicar para as crianças a importância de uma alimentação saudável e balanceada. As ações se concentraram em uma visita na plantação de produtos orgânicos, plantio de mudas de alface, preparação de alimentos e outras atividades.
Essa ação obteve como resultado a participação do Encontro da Jornada sobre Educação Alimentar e Nutricional (EAN), iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que busca dar visibilidade a iniciativas de EAN nas escolas do ensino infantil e fundamental.
Representando a Escola e o município, o professor Guilherme foi até Recife, na Universidade Federal de Pernambuco, para o Encontro da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN). Promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) na semana passada. O encontro reuniu gestores educacionais, nutricionistas e professores do Brasil, para a discussão sobre a influência do programa da vida dos alunos. O edital conteve cerca de 800 inscritos, 460 selecionados e apenas trinta experiências escolhidas para participar do livro de relatos. Entre as escolhidas estavam o projeto implementado da Escola Municipal Borges de Medeiros.
Conforme a diretora da instituição, Eliane Moura de Souza, o projeto atingiu cerca de 380 alunos dos períodos matutino e vespertino. “Foi uma experiência extremamente interessante, que apresentou bons resultados para as crianças e para os familiares também”.
“Alguns pais vieram na escola e comentaram que gostaram muito, que foi extremamente importante para a saúde alimentar das crianças. Até porque nesse foco de envolver os familiares, os alunos fizeram panquecas e levaram em formato de marmita para casa, além de mudas de alface que também foram disponibilizadas para os alunos levarem. Isso surpreendeu os pais, de forma positiva. Além disso, ao sabermos que fomos escolhidos entre tantas experiências para estar no livro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, é muito satisfatório”, diz Eliane.
Eliane ainda comenta, “muitos alunos não conheciam algumas frutas de outras regiões do país, ou quais são os cuidados de uma plantação de verduras. Por isso, através da visita e das demonstrações feita pelo professor Guilherme agregaram e muito esse conhecimento nas crianças”, finaliza a diretora.
EDUCAÇÃO
Projeto de Educação Alimentar em escola de Toledo é premiado por programa do Ministério da Educação
As ações se concentraram em uma visita na plantação de produtos orgânicos, plantio de mudas de alface, preparação de alimentos e outras atividades.
Mais lidas
- 1Unioeste leva serviços do AgriTech Symbiosis Lab ao Show Rural
- 2Carreta da Inovação chega ao Parque Ecológico Diva Paim Barth
- 3Paraná investe R$ 3,8 milhões para levar produção de queijos premiados a quatro novas regiões do Estado
- 4Assembleias 2026 da Sicredi Progresso PR/SP iniciam neste mês de fevereiro
- 5Certi Pioneiro reabre em 2026 com melhorias e expansão de serviços
Últimas notícias
- 1Situação Financeira do Município é apresentada em Audiência Pública
- 2Confira o que abre e fecha no feriado de Carnaval para as repartições da Prefeitura de Toledo
- 3Ato contra o feminicídio em Toledo relembra morte de Andressa Dani de Souza, nesta sexta
- 4Toledo conquista Selo Ouro do Ministério da Educação
- 5Nelsi Kistemacher Welter coloca nome como pré-candidata a deputada estadual




