A Escola Municipal Anita Garibaldi, localizada no Jardim Europa, conta com aproximadamente 460 alunos. Boa parte deles vive em vulnerabilidade social. É nesse contexto que atua o projeto Social Circo da Alegria. Desenvolvido há 26 anos por meio de uma parceria entre a Prefeitura, escola APMF, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e as Secretarias Municipais da Educação e Assistência, é uma opção de lazer e entretenimento no contraturno escolar.
Na semana passada, o Circo da Alegria foi uma das entidades contempladas com o recurso da Justiça Federal do Paraná no valor de R$ 14 mil. O valor será usado na compra de equipamentos novos para as oficinas.
Essa é a terceira vez que o Projeto foi contemplado com recurso por meio de ação judicial. Os investimentos promovem uma melhoria no ensino e aprendizagem dos 150 alunos atendidos atualmente, explica o coordenador do projeto Dado Guerra. “São valores importantes que vem para reforçar nosso trabalho. Vamos comprar uma lona para tatames, barras de cenários, banquinhas de paradas de mãos, skyrunner entre outros equipamentos que estamos precisando para as atividades”, pontua.
História
As crianças participam de atividades circenses e o objetivo é que haja uma integração entre o aprendizado da escola e os valores ensinados nas oficinas. Quando a artista circense Tânia Regina Piazzetta iniciou o projeto não imaginava o quanto impactaria na realidade da comunidade. Isso porque no lado de fora da escola os resultados deste trabalho refletem no comportamento das crianças e jovens. O relato é dos pais que participam periodicamente dos encontros com professores e coordenadoras das oficinas conta o coordenador. “O Circo da Alegria tem como missão por meio da arte circense oferecer formação para crianças e adolescentes, contribuindo com a educação, e com a melhora social, artística e cultural da comunidade e do município, e esse papel tem sido cumprido”, destaca.
Saiba mais:
Anualmente, o Programa realiza a Mostra de Circo de Circo Social e o Festival Nacional de Circo, em parceria com a Escola Municipal Anita Garibaldi, Prefeitura e outros parceiros. Os eventos são realizados no Teatro de Toledo e reúnem mais de 12 mil espectadores durante as apresentações.
O Programa tem como objetivos promover e divulgar a arte do circo realizada em Toledo e região. A iniciativa ainda possibilitar o intercâmbio entre as trupes circenses. Os grupos têm a oportunidade de trocar experiências e, dessa forma, a mostra proporciona uma melhoria no trabalho desenvolvido. Além disso, incentiva a formação de novas trupes de circo, tornando Toledo um polo em arte circense.
CULTURA
Projeto Circo da Alegria é beneficiado com recursos da justiça federal
O valor será usado na compra de equipamentos novos para as oficinas.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Maio Laranja: PCPR orienta como identificar e prevenir violência contra crianças
- 2Anvisa inicia monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos
- 3Plataforma de gestão desenvolvida pelo TI para unidades de saúde é lançada
- 4Médium Divaldo Franco morre aos 98 anos, em Salvador
- 5Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade