1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Detran reduz para 24 horas tempo para emissão de registro de carros novos

 Proprietários de carros, motos e outros automotores novos no Paraná passarão a obter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) em no máximo 24 horas. Antes, o documento – que é obrigatório para circulação nas estradas e vias de todo o País – podia demorar até 10 dias para ficar pronto.

16/06/2011 - 08:28


 O novo prazo foi estabelecido pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) e faz parte de um conjunto de medidas que vêm sendo adotadas nos últimos meses para agilizar serviços e facilitar a vida dos usuários. 

A redução de tempo deve garantir mais comodidade e segurança aos proprietários, já que o emplacamento dos veículos só é possível com o CRLV. “A medida segue orientação do governador Beto Richa para facilitar a vida dos paranaenses e oferecer serviços públicos com qualidade e rapidez, sem demora ou deslocamentos desnecessários”, afirma o diretor-geral do Detran, Marcos Traad. 

Todos os meses, cerca de 30 mil veículos novos passam a circular no Estado. “Concluímos aproximadamente 1,3 mil CRLVs, para primeiro emplacamento, todos os dias. Isto corresponde a 18% de todos os tipos de documentos expedidos pelo departamento”, diz o coordenador de veículos, Cícero Pereira da Silva. Os documentos são concluídos no Detran Paraná e enviados aos proprietários pelos Correios.

A expectativa da Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores do Paraná é que as vendas de veículos continuem em alta, elevando ainda mais a frota paranaense, que é a terceira do Brasil. “A redução de prazos e as mudanças que o Detran está prpmovendo são boas e atendem as expectativas dos consumidores que compram um carro novo”, diz o presidente da entidade, Luiz Antonio Sebben.

CRLV

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo é obrigatório para o emplacamento do carro novo e também na hora de vendê-lo. Qualquer mudança de característica – como cor, rebaixamento ou substituição de molas, por exemplo – deve ser informada ao Detran para que seja registrada no documento, o que garante autenticidade das informações. 

Se perder o CRLV, o proprietário do veículo pode solicitar uma segunda via pela internet, pelo sistema Detran Fácil, no site www.detran.pr.gov.br. O usuário pode optar por receber o documento em casa ou em qualquer Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). Assim, é possível que um motorista de Curitiba retire o CRLV em Londrina se estiver viajando e precisar do licenciamento.

 

Da Aenoticias

Sem nome %281144 x 250 px%29