Muitos pais fazem tudo o que os filhos querem só para agradá-los ou para compensar alguma ausência. Porém, isso pode custar muito caro no futuro das crianças. Para ajudar as famílias a enfrentar os desafios da educação, os especialistas em desenvolvimento infantil Clay e Luciana Brites, do Instituto NeuroSaber, lançam o livro “Como saber do que seu filho realmente precisa?”.
A obra tem como objetivo orientar pais e ajudar os professores. A ideia é que todos possam saber como propiciar um ambiente mentalmente saudável aos pequenos que um dia serão adultos e que farão desse mundo um lugar melhor.
O livro pretende ensinar os sete pilares para educação de crianças: educar para frustração, educar para decisão, educar para a realização, educar para o conflito, educar para a aprender, educar para o diálogo e educar para ser feliz.
Serão discutidos assuntos sobre, por exemplo, como libertar a criança da bolha protetora, até que ponto a educação fica por conta da escola, como a ausência dos pais influência no desenvolvimento e como ter preparo emocional para educar.
Educação na modernidade
Segundo o neuropediatra Clay Brites, a criação moderna tem deixado os pais literalmente de “cabelos em pé”. Isso acontece pelo fato das crianças de hoje se desenvolverem com extrema rapidez e com exigências cada vez mais surpreendentes. “Isso coloca em xeque o futuro dessa geração”.
"Por isso queremos mostrar aos pais e responsáveis sobre o que podemos e devemos fazer para que os nossos filhos tenham um futuro extraordinário", ressalta.
Motivação
Segundo a psicopedagoga Luciana Brites, muitos filhos se perdem quando chegam na adolescência e diversas crianças sem limites deixam os pais sem dormir, pensando em onde falharam. “Esses dilemas que nos motivaram a desenvolver o livro”.
Luciana diz que esses resultados ruins acontecem devido aos erros que muitos pais cometem sem saber. Segundo ela, as boas intenções, ou as compensações equivocadas, podem custar caro no futuro das crianças. “Os pais precisam sempre ter em mente a necessidade de preparar os filhos para enfrentar os dias atuais”.
"É comum o pai ou mãe querer compensar a sua ausência na vida das crianças com alguma coisa. Então, por conta disso fazem tudo para agradá-las e esquecem a responsabilidade de educar e de disciplinar", rebate.
Sobre os autores:
Luciana Brites é especialista em Educação Especial na área de Deficiência Mental e Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UniFil Londrina e em Psicomotricidade pelo Instituto Superior de Educação Ispe - Cae São Paulo. Além disso, é coordenadora do Núcleo Abenepi em Londrina.
Dr. Clay Brites é formado em Pediatria e Neuropediatria pela Santa Casa de São Paulo, é membro titular da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Doutorando em Ciências Médicas pela UNICAMP e vice-presidente da ABENEPI-PR.
Clay e Luciana Brites são fundadores do Instituto NeuroSaber. A inciativa tem como objetivo compartilhar conhecimentos sobre aprendizagem, desenvolvimento e comportamento da infância e adolescência.
Livro Como saber do que seu filho realmente precisa?
Autores: Luciana e Clay Brites
Editora: Gente Editora
Formato: 16 x 23 cm
Páginas: 160 páginas
Gênero: Desenvolvimento / Educação
Preço de capa: R$ 29,90
Onde comprar:
EDUCAÇÃO
Em livro, especialistas em desenvolvimento infantil falam dos desafios da educação
A obra tem como objetivo orientar pais e ajudar os professores.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Maio Laranja: PCPR orienta como identificar e prevenir violência contra crianças
- 2Anvisa inicia monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos
- 3Plataforma de gestão desenvolvida pelo TI para unidades de saúde é lançada
- 4Médium Divaldo Franco morre aos 98 anos, em Salvador
- 5Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade