Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

EDUCAÇÃO

Acadêmicos da UTFPR dos campi Medianeira e Toledo participaram de campeonatos nos Estados Unidos e Canadá

O grupo de alunos é dividido em duas equipes – S.T.R.I.K.E. e ROOSTERS – que, além de receberem aulas de robótica, também, estudam empreendedorismo e marketing.

05/04/2018 - 15:24


Acadêmicos da UTFPR – campi Medianeira e Toledo participam de um projeto de extensão que objetiva ensinar robótica aos alunos do ensino médio das escolas públicas e privadas nos municípios de Medianeira e Foz do Iguaçu. 
O projeto foi iniciado em setembro de 2017 e conta com trinta alunos do ensino médio e sete acadêmicos da universidade.
O grupo de alunos é dividido em duas equipes – S.T.R.I.K.E. e ROOSTERS – que, além de receberem aulas de robótica, também, estudam empreendedorismo e marketing.
Essas duas equipes de robótica são coordenadas pelos acadêmicos Pamela Rambo Vieira (UTFPR – MD), Ariane Mattos (UTFPR – MD) e Gustavo Klein (UTFPR – TD), sob orientação do professor Pedro Elton Weber da UTFPR - Câmpus Medianeira.
Após se cadastrarem na First Robotics Competition (FRC), a S.T.R.I.K.E. e ROOSTERS construíram robôs que participaram de competições nas cidades de Rochester (Estados Unidos) e Montreal (Canadá) no mês de março deste ano.
A FIRST® Robotics Competition é um dos maiores programas internacionais de robótica educacional do mundo que desafia estudantes do ensino médio, juntamente com seus mentores acadêmicos, a projetar, a construir e a programar robôs de nível industrial em um prazo de seis semanas para realizar tarefas determinadas.
São mais de cento e sessenta eventos de competição na etapa regional que são hospedados em sete países: Austrália, Canadá, China, Estados Unidos, Israel, México e Turquia.
A diversidade de apoiadores da organização oferece aos alunos um imenso networking, colocando-os em contato com empresas líderes de diversos setores, como Google, NASA, John Deere, 3M, Boeing, Rockwell Automation etc, os quais enviam representantes para serem jurados voluntários nas competições.
Dentre os apoiadores, também estão mais de duzentas universidades estrangerias que abrem processos seletivos específicos para alunos da FIRST® concorrerem a bolsas de estudos.
Segundo Gustavo Klein, “neste ano, a competição é um jogo no estilo Arcade, onde os robôs competem em alianças de três times, os quais devem manipular caixas, colocando-as em balanças baixas e altas; atingirem mais de dois metros de altura; e somarem pontos que definem qual das alianças é a ganhadora. Ao final da competição, os robôs têm que realizar a tarefa de escalada, cuja meta é atingir mais de trinta centímetros do chão”, destaca o acadêmico.
A equipe S.T.R.I.K.E., formada por alunos do ensino médio de Foz do Iguaçu, participou da regional na cidade de Montreal, Quebec, que é denominada Festival de Robotique. Esse evento aconteceu entre os dias 1 e 3 de março e a equipe conquistou o principal prêmio na categoria do time iniciante, o Rookie.
O ROOKIE ALL STAR é um prêmio destinado à equipe novata que mais se destacou por seu trabalho, por seu impacto social e pela disseminação da robótica em sua região. Assim, a S.T.R.I.K.E conquistou sua vaga para participar da etapa mundial que acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de abril de 2018, em Houston, no estado do Texas. Esse evento reunirá as equipes ganhadoras de todo o mundo.
Já a equipe ROOSTERS construiu um robô chamado Gambis, que participou da Finger Lakes Regional; evento ocorrido na cidade de Rochester, no estado de Nova Iorque entre os dias 14 a 17 de março. Nessa regional, os alunos da equipe tiveram a oportunidade de ficar em casas de famílias americanas durante a competição e que, segundo Klein, oportunizou uma “incrível experiência!”.
A S.T.R.I.K.E e a ROOSTERS são as únicas equipes do estado do Paraná, e, elas formam um total de dez equipes brasileiras nessas competições.
“Essas duas equipes foram criadas no segundo semestre de 2017 e, em um curto intervalo de tempo – cinco meses – atingiram mais de trinta alunos do ensino médio, mais de sessenta empresas e, aproximadamente, oitocentas pessoas; realizando três eventos e oito workshops nas cidades de Foz do Iguaçu, Medianeira e Toledo.”, relata Gustavo Klein. Ainda, segundo o acadêmico, esses projetos não param por aí, já que as equipes estão abrindo processos seletivos para novos membros, alunos e mentores.

Sem nome %28550 x 250 px%29
Sem nome %28550 x 250 mm%29