1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Conseg vistoria Centro de Recuperação Bom Samaritano

“Surge como fruto de amor por alma e de sonho que Deus quer restituir vidas onde não há. Este fruto que a sociedade de Toledo e do Brasil assistem angustiados o crescimento vertiginoso dos números de dependentes químicos. Com isso, passamos a concentrar nossas esforços na criação de uma entidade filantrópica que possibilite a recuperação e a reintegração harmoniosa na sociedade de nosso território nacional”, assim é a origem do Centro de Recuperação Bom Samaritano (C.R.B.S.), localizado na saída do Município de Toledo. No entanto, o local que deveria ser apropriado para a recuperação de dependentes químicos está com a sua estrutura comprometida.

16/06/2011 - 13:12


Na semana passada, uma comissão formada por integrantes do Conselho de Segurança (Conseg) visitou e fotografou o Centro de Recuperação. As imagens foram apresentadas, na noite de quarta-feira (15), aos demais integrantes do Conseg. As fotografias mostravam banheiros desativados; camas em um grande salão e uma parte está sem piso e a cama fica na terra; não há rede de esgoto e forro; a cozinha é mal estruturada, entre outros fatores. Outro problema diagnosticado pela comissão é o fato da estrutura ser alugada, a falta de documentação do C.R.B.S., o que dificulta receber benefícios das empresas e da Prefeitura. Atualmente, o Centro sobrevive com a ajuda da comunidade.

Segundo os integrantes do Conseg, o objetivo da visita foi conhecer a realidade e discutir ações para auxiliar os trabalhos do Bom Samaritano, que está com 22 pessoas internadas dependentes de drogas lícitas ou ilícitas de Toledo e região, pois informações extra oficias dão conta que autoridades de outras cidades encaminham dependentes químicos para Toledo. Outro fato lembrado durante a reunião foi que oito pessoas teriam se recuperado dos vícios, sendo quatro de Toledo e o restante da região.
Para participar do Centro de Recuperação Bom Samaritano (C.R.B.S.), o interessado deve cumprir com as exigências do termo de responsabilidade, dever de louça e cozinha. Também deve realizar trabalhos nos açudes, na mata ciliar, além de participar do trabalho com a palavra de Deus.
Durante a reunião, os conselheiros comentaram que no ano passado foi constada em ata pelo conselheiro Ernani Magnabosco a existência deste local. No entanto, naquela época nenhuma ação foi desenvolvida com o Centro de Recuperação. Agora, o Conseg discute meios para auxiliá-lo. As sugestões foram várias como: instruir o responsável para que Centro se legalize como empresa ou entidade e passe a ter um CNPJ ou cadastre as pessoas internadas no CAPS AD para tratamento e, na sequência, buscar o internamento em outras entidades. Ao final, os conselheiros decidiram voltar a discutir o assunto na próxima reunião do Conseg.

Por Graciela Souza

Sem nome %281144 x 250 px%29