1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

Municípios Lindeiros devem criar gabinete de gestão integrada

Este é um direito e também um dever dos municípios localizados nas regiões de fronteira, pelo menos é o que estabelece o novo Plano Estratégico de Fronteiras, publicado em Diário Oficial da União.  O plano esta previsto no decreto 7.496 de 8 de junho da presidenta Dilma Rousseff. O objetivo é fortalecer a prevenção, controle, fiscalização e repressão dos delitos transfronteiriços e dos delitos praticados na faixa de fronteira brasileira. O deputado estadual Elton Welter (PT) destacou a importância do Plano para combater o tráfico de armas, drogas e a violência e advertiu os municípios para que se antecipem e formem os gabinetes municipais de gestão integrada.

16/06/2011 - 16:14


O Plano prevê a integração das ações de segurança pública e das Forças Armadas da União com a ação dos estados e municípios situados na faixa de fronteira; a execução de ações conjuntas entre os órgãos de segurança pública, federais e estaduais, e as Forças Armadas; a troca de informações entre os órgãos de segurança pública, federais e estaduais, e as Forças Armadas; a realização de parcerias com países vizinhos e a ampliação do quadro de pessoal e da estrutura destinada à prevenção, controle, fiscalização e repressão de delitos na faixa de fronteira.

O deputado Welter (PT) avaliou a importância de se ter uma política dirigida para o cuidado com a fronteira. “Foi constituído o gabinete de gestão integrada e agora temos tarefas claras para as policias Federal, Estadual e as Forças Armadas. É um trabalho importante para combatermos a criminalidade. Pela primeira vez na historia do Brasil, existe uma política de segurança pública dirigida para a comunidade da região de fronteira que é a porta de entrada das drogas e contrabando”.

As ações adotadas pelo Gabinete de Gestão Integrada deverão ter o consenso entre as forças de segurança do país em parceria com os estados e municípios. “O decreto orienta que cada município organize o seu gabinete de gestão integrada para avaliar constantemente os programas de prevenção e a articulação das ações das policias”, explica Welter.

Welter é enfático em dizer que os municípios lindeiros podem e devem formar seus gabinetes de gestão integrada. “Devem instalar os gabinetes e fazerem esta discussão com o conselho de segurança, pois o diagnóstico do que fazer será dado pela comunidade. O Plano Estratégico junto com o Programa Nacional de Segurança e Cidadania vai diminuir a criminalidade e o tráfico de drogas no país”.

 

 

Da assessoria

 

Sem nome %281144 x 250 px%29