Conteúdo da parceria entre a Prati-Donaduzzi e do Portal Drauzio Varella chega à sétima edição e destaca programas que valorizam a eficácia dos medicamentos genéricos na saúde dos brasileiros A série Tudo Sobre Medicamentos chega ao penúltimo capítulo falando sobre doenças crônicas no país. O download deste fascículo e das edições anteriores é gratuito e está disponível no site do médico.
O volume 7 da coleção apresenta as enfermidades mais comuns entre a população e suas características, destacando o diabetes e a hipertensão como as doenças que mais matam no Brasil – mal de alzheimer, asma e colesterol alto também são abordados no fascículo. Dr. Drauzio Varella ressalta as causas e consequências de cada doença.
Também são apresentados desafios enfrentados por políticas de saúde e soluções encontradas para tratar as enfermidades. Iniciativas como a Farmácia Popular, responsável por oferecer desconto e até mesmo gratuidade em medicamentos, ganha destaque por democratizar o acesso da população a tratamentos adequados para determinadas situações, e que em anos anteriores seria impossível. Atualmente, cerca de 85% dos medicamentos disponibilizados pelo programa são genéricos – conteúdo chave da série -, comprovando sua eficácia em procedimentos que requerem cuidados especiais.
Na edição é possível encontrar dados de crescimento na produção de medicamentos entre os anos de 1999 e 2013, além de pesquisa que indica que doenças crônicas são responsáveis por 70% das mortes que acontecem no país, onde parte da população não tem controle sobre as enfermidades. A Prati-Donaduzzi reforça que em caso de alterações na saúde, o ideal é que a pessoa procure sempre a ajuda um especialista.
A Prati-Donaduzzi, indústria farmacêutica especializada no desenvolvimento e produção de medicamentos genéricos e similares, é a primeira no país a comercializar os medicamentos fracionáveis. Com sede em Toledo, oeste do Paraná, tem mais de 4 mil colaboradores e possui um dos maiores portfólios de medicamentos genéricos do Brasil. Produz, em média, 12 bilhões de doses terapêuticas por ano.