1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Florir Toledo inicia cultivo de plantas medicinais

Os alunos do Projeto Florir Toledo iniciaram, nesta semana, o plantio de ervas e flores medicinais. O projeto tem como objetivo cultivar essas plantas para produção de remédios a serem utilizados no ambulatório do município. A produção fitoterápica faz parte de um projeto desenvolvido pelo Ministério da Saúde (MS), juntamente com as secretarias de Saúde, de Assistência Social e da Agricultura, Itaipu Binacional e agora com os alunos do Florir Toledo.

17/06/2011 - 14:19


Segundo a secretária de Saúde, Denise Liell, o município já tem uma história na produção fitoterápica. “Já vínhamos desenvolvendo trabalhos como este, em outras instituições. Agora vimos à necessidade de ampliar esta ação e constatamos a possibilidade de trabalhar junto com o Florir, já que eles desenvolvem trabalhos deste segmento, com outros cultivos”.
As sementes, materiais e equipamentos, serão disponibilizados pelo MS em parceria com a Itaipu.
Para a o coordenador do Florir Toledo, Oséias dos Santos, esta ação só tem a somar para os alunos e para a população. “Esse trabalho veio para agregar conhecimento, tanto na horta, como agora no cultivo de plantas medicinais. É uma nova maneira dos adolescentes levarem novos conhecimentos para casa e para si”.
Denise destaca a utilização de projetos alternativos, no Florir Toledo. “Com esse trabalho os alunos estão apreendemos mais, aumentando seus conhecimentos, sendo repassado em casa. Sem contar o resgate histórico, onde os antigos já utilizavam dessa terapia, como remédio”.

Plantio
Os alunos do Florir Toledo irão plantar e cultivar as sementes. A princípio serão plantadas flores da espécie Calêndula. Conforme a demanda, outras espécies serão cultivadas. Após a colheita, o ambulatório especializado irá fazer a secagem, posteriormente será manipulado e utilizado no tratamento de feridas crônicas.
De acordo com a secretária de Saúde, o objetivo do projeto é estender ainda mais. Para isso a secretaria está entrando em contato com outras entidades, para iniciar em breve o cultivo de outras plantas medicinais.


Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29