Banner casa de noti%cc%81cias

GERAL

Viva a escola: Robótica Educacional

Todas as quartas-feiras na Escola Estadual Nova Concórdia, em Toledo, sucatas eletrônicas aparentemente sem uso transformam-se em novos objetos pelas mãos dos alunos que participam da atividade do Viva a Escola “Robótica Educacional”. Entre uma aula e outra, fios, motores e engrenagens de aparelhos eletrônicos estragados transformam-se em pequenos robôs e maquinários.

26/10/2010 - 15:12


“A ideia é criar projetos a partir de sucatas”, explica o professor responsável pela atividade Édio Luiz Pessini.

A atividade começou em 2008, quando a diretora do colégio na época, Vera Lucia Zardo Ansolin, convidou o professor Francisco Carraro, que desenvolvia esta atividade com alunos em algumas escolas, para orientar e dar o suporte pra iniciar esse trabalho com um grupo de 5 alunos. No ano seguinte, o projeto de robótica educacional foi inscrito no Programa Viva a Escola como uma atividade de investigação científica, o número de alunos pulou para 20 e Édio assumiu a turma oficialmente.

De acordo com o professor Pessini a participação e o interesse dos alunos é grande. "Muitos estão ligados na área de informática e eletrônica, e aqui eles tem a oportunidade de manusear esses materiais, desmontar, montar e criar alguns equipamentos", comenta o professor.

Projeto

O Programa Viva a Escola oferece projetos de complementação curricular em período contra-turno, com o objetivo de aprofundar o conhecimento dos alunos em determinados temas, prevendo aulas em diversas áreas do conhecimento. As atividades devem ser organizadas a partir de três núcleos: expressivo-corporal, científico-cultural e integração comunidade e escola.

 

Da Assessoria - NRE

Unioeste 1144x250px