1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

Audiência pública debate a organização das guardas municipais no país

As atribuições e competências comuns das guardas municipais do Brasil foram debatidas durante uma audiência pública realizada ontem (17), no Plenarinho da Assembleia Legislativa. O deputado federal Fernando Francischini (PSDB-PR), relator do projeto de lei nº 1.332/2003, na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO) da Câmara Federal, organizador do evento, destacou na abertura a necessidade de conceder poder de polícia à guarda municipal. É fundamental a integração das polícias civil e militar com a guarda municipal para um efetivo combate à criminalidade”,acrescentou o deputado Mauro Moraes (PSDB), presidente da Comissão de Segurança do Legislativo estadual.

 

18/06/2011 - 09:13


Segundo o deputado Fernando Francischini, a intenção desta primeira audiência pública, que realizou como relator do projeto de lei nº 1.332, é levantar as sugestões dos diversos segmentos da sociedade para reduzir as divergências que envolvem o tema, criando uma lei única para o país, atendendo a todas as necessidades dos profissionais e da sociedade. O parlamentar lembrou que, atualmente, cada localidade tem uma legislação própria para a guarda municipal. E na maioria das regiões, ela pode atuar somente na proteção de bens, serviços e instalações municipais.

Francischini explicou que o projeto de lei nº 1.332 tramita há oito anos na Câmara Federal, assim como uma série de outras proposições, todas com a finalidade de regulamentar a atuação da guarda municipal. Está em debate também, em Brasília, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 534/02, que amplia as competências das guardas municipais; assim como, as PECs nº 300/08 e nº 446/09, que tratam da qualificação e das carreiras policiais, entre outras.

Atuação - O projeto de lei nº 1.332, de autoria do deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), regulamenta e disciplina a constituição, atuação e manutenção das guardas civis municipais como órgãos de segurança pública em todo o território nacional. A proposta determina ainda que os integrantes da guarda deverão ser servidores policiais municipais, que atuarão uniformizados e armados. De acordo com o autor, desde a promulgação da Constituição Federal de 1988, as guardas municipais vêm se multiplicando em larga escala por todo o país. Participaram dos debates na Assembleia Legislativa o deputado estadual Pedro Lupion (DEM); a deputada federal Rosane Ferreira (PV); José Alberto de Freitas Iegas, superintendente da Polícia Federal do Paraná; coronel Jorge Costa Filho, da Diretoria de Apoio Logístico da Polícia Militar do Paraná; Marcus Vinicius da Costa Michelotto, delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Paraná; tenente-coronel Péricles de Matos, da Secretaria de Segurança Pública do Paraná; Nazir Abdalla Chain, secretário municipal da Defesa Social de Curitiba; José Eduardo Recco, presidente da Associação dos Guardas Municipais de Curitiba; Débora Sombrio, sub-procuradora da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB - Paraná); Ana Paula Constantino, representante do secretário de Segurança Pública do Paraná; e o tenente-coronel Antonio Carlos do Carmo, representante do Comando Geral da Polícia Militar do Paraná, entre outras autoridades.

 

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29