1144x150 %284%29

Assis traça plano para combater formigas

O Oeste do Paraná está em alerta para se prevenir de uma praga que volta a incomodar a agricultura, pastos e, principalmente, plantações de eucalipto. É a formiga cortadeira, chamada de saúva (pertencentes ao gênero Atta). Quando em grandes quantidades, causam destruição nas pastagens, lavouras de cana-de-açúcar e até florestas.

20/06/2011 - 14:08


A Secretaria Municipal de Agricultura de Assis Chateaubriand promove um encontro com técnicos da SEAB (Secretaria Estadual do Abastecimento) e da EMATER para discutir o assunto. Conforme o engenheiro agrônomo e secretário da pasta, Maurício Daciulis, o objetivo de reunir-se com a duas entidades estaduais é para traçar um plano de combate às cortadeiras. “Nos últimos quatro anos a proliferação dos ninhos dessas formigas tem aumentado muito na região. Elas voam em miríades que ultrapassam a duas mil e quinhentas formigas, em distâncias maiores que cinquenta quilômetros, formando mais e mais colônias”, explica.
Maurício conta que, um dos objetivos é planejar a divulgação do problema, para chamar a tenção de agricultores e todos os que trabalham com produtos para a lavoura. “O combate é barato e rápido. Basta iniciar, mas é preciso que se faça de maneira correta, sem ocasionar outros problemas que causem impacto ambiental”, adianta o engenheiro. “Temos que ser rápidos. A situação em Assis, pode até não parecer, mas está se agravando”, garante.

 

Da Assessoria - Assis Chateaubriand

Sem nome %281144 x 250 px%29