Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Alunos do Florir participam de palestra sobre animais peçonhentos

Alunos do Projeto Florir Toledo participaram, na semana passada, de uma palestra sobre animais peçonhentos, com a técnica em Vigilância em Saúde, Maria Goretti Mizuki. Esse encontro é uma extensão do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que tem por objetivo contribuir para melhorar a condição de vida de jovens em vulnerabilidade social, agregando novos conhecimentos e saberes.

20/06/2011 - 14:19


O curso abordou os cuidados, atenção, e conhecimento básico sobre animais peçonhentos, foi divido em dois momentos, para que todos os alunos do projeto pudessem receber as orientações. O Florir Toledo é uma das 75 instituições brasileiras contemplas no programa.
De acordo com a técnica em Vigilância em Saúde, é importante que eles recebam essas orientações, mais como um alerta. “Durante a palestra, foi apresentando um apanhado geral dos animais peçonhentos que temos conhecimento em Toledo e região. O objetivo maior, além de alertar os jovens, é preveni-los de acidentes, pois é muito comum, até mesmo em atividades de lazer”.
O interesse da criança e a própria curiosidade desperta um alerta sobre eles. Segundo Goretti, abordar esse assunto, desperta o espírito de observar e os riscos que poderão correr, se entrarem em contato com esses animais. “É muito importante salientar os riscos que esses animais podem trazer até mesmo levar à morte. As crianças são curiosas: elas, sabendo que determinado animal é perigoso, ficam alertas, além de passar adiante o conhecimento recebido”.
O coordenador do Projeto Florir Toledo, Oséias dos Santos, lembra que no final do curso, os alunos receberão certificados, contemplando todas as horas de atividades realizadas na instituição. “Essa atividade desenvolvida no Florir Toledo faz parte de uma determinação das Nações Unidas, onde eles são contemplados com diversas atividades e palestras de vários segmentos. No total, eles irão cumprir cerca de 250 horas, com diversos cursos e trabalhos”.
Além desta palestra, já está programada para a primeira semana de julho outra atividade, sobre propagação de pragas. Além disso, outras atividades estão programadas para acontecer no decorrer do programa, para os alunos do Florir Toledo.

PNUD
O Florir Toledo recebeu a visita de duas técnicas da Caixa Econômica Federal, que vieram vistoriar o andamento dos cursos desenvolvido na entidade, utilização dos novos equipamentos e aplicação dos recursos adquiridos através Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), juntamente com a Caixa.
Segundo o coordenador do Florir, a avaliação feita pelas técnicas foi positiva. “As atividades que estamos desenvolvendo estão ocorrendo conforme o planejado. Elas saíram satisfeitas com os resultados”.

Teoria e prática
Ao término do curso de Educação Ambiental serão escolhidas de quatro a oito instituições públicas do município para colocar em prática todo o trabalho desenvolvido e conhecimento adquirido no Florir. Além disso, conforme Oséias, está sendo realizado um projeto para elaboração de uma cartilha, voltada à prática de jardinagem, que será produzida através dos resultados obtidos no curso. Os jovens também farão intercâmbios com outros alunos visando a troca de conhecimentos e experiências.


Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29