Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

EDUCAÇÃO

Projeto de panificação é apresentado no SEU

O projeto se desenvolve com aulas práticas e teóricas que ocorrem na Unioeste.

25/06/2018 - 15:57


Durante o XVIII Seminário de Extensão da Unioeste (SEU) vários projetos foram expostos nas imediações do campus de Toledo, e também nos Terminais Urbano de Ônibus, onde aconteceram exposição de painéis. Um desses projetos apresentados em terminais, consiste na produção e venda dos produtos de panificação e confeitaria, desenvolvidos no curso de Hotelaria.

O projeto é coordenado pelas professoras Aurelinda Barreto Lopes e Lavínia Raquel Martins de Martins, e as alunas participantes são Cristina Shiota e Isabel Correa da Silva. O projeto se expõe com treinamentos aplicados pelos alunos a comunidade, para assim, realçar o conhecimento acadêmico e dos participantes. O objetivo é de divulgar as atividades que vêm sendo realizadas na Padaria Social, uma união de dois projetos, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) o Hotelaria em Ação e da ONG Aldeias Infantis o Panificadora Pão da Terra.

Segundo a Acadêmica Cristina Shiota, expor o trabalho é uma realização gratificante e que agrega muito na realização do projeto. “É uma experiência nova a gente ter saído do campus, e é muito gratificante ver as pessoas perguntando sobre o que é o projeto, se interessando pela metodologia das aulas, é muito legal para o acadêmico que está colocando em prática o que aprende na sala de aula” afirma.

O projeto se desenvolve com aulas práticas e teóricas que ocorrem na Unioeste. No mercado de trabalho de Hotelaria é exigido do futuro profissional (acadêmicos) um conhecimento amplo nas atividades de treinamento pessoal e atendimento ao público, o que neste projeto de extensão é administrado e realizado pelos acadêmicos.

“O projeto é uma troca né, enquanto a gente ensina as técnicas de panificação para as meninas que vêm até a universidade para participar do projeto, nós aprendemos com elas muitas coisas. No momento a gente comercializa esses produtos dentro da universidade, mas com um preço abaixo do mercado. Nosso principal objetivo é fazer com que nossas alunas possam um dia entrar no mercado de trabalho, seja em panificadoras ou hotéis” conta a acadêmica Isabel Correa da Silva.

Para as coordenadoras, o projeto é uma chance de os alunos desenvolverem fora da sala de aula o que eles aprendem no meio acadêmico.

“O intuito é que o nosso acadêmico saia de dentro da universidade e venha a ser um treinador dentro da hotelaria, por que cargos de chefia sempre devem ter um conhecimento acerca de treinamento. Então isso é uma das formas de eles conhecerem melhor o que praticam dentro de sala de aula, aplicando a comunidade, e também é uma oportunidade de se qualificar a mão de obra e melhorar a vida das famílias que tem certa dificuldade em encontrar um emprego” afirma a professora” explana a professora Lavínia Raquel Martins de Martins.

550x250px
Sem nome %28550 x 250 px%29