Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Academia de Letras, Artes e Ciências de Toledo deve ser fundada em 60 dias

Na noite de segunda-feira (20), escritores, poetas, intelectuais e demais apreciadores de atividades culturais de Toledo e região participaram da primeira reunião da criação da Academia de Letras, Artes e Ciências de Toledo do Município. O encontro contou com a presença do presidente da Academia Cascavelense de Letras (ACL), Antônio de Jesus. Segundo escritor Bruno Raduns, coordenador da iniciativa, o objetivo foi de Jesus relatar sobre a criação, objetivos e atividades daquela entidade, além de fornecer material e orientar nas primeiras ações e providências.

21/06/2011 - 11:37


“A Academia tem como finalidade valorizar qualquer manifestação de arte e, principalmente fomentar a publicação, seja pintura, livros, exposições de artes, concursos de poesias, publicação de livros. Foi um dia histórico, a realização da primeira reunião preliminar. Estamos engatinhando, mas vários artistas de Toledo que não conseguiram participar desta reunião se manifestaram e estão a disposição para auxiliar”, disse Raduns que salientou que espera que a Academia se frutifique.
Histórico da ACL
O presidente da Academia Cascavelense de Letras, Antônio de Jesus, que participou do encontro, contou um pouco da sua história de vida, como foi criada a academia, quais são os principais desafios, como elaborar um estatuto e regime interno, entre outras questões necessárias para a fundação de uma Academia. Segundo Jesus, o Paraná possui aproximadamente 30 academias no interior. Algumas delas deram continuidade aos trabalhos, porém outras fecharam as portas por causas conhecidas e recorrentes.
Jesus começou a trabalhar com 9 anos como engraxate, auxiliou o seu pai na plantação, foi pipoqueiro. “Meu pai plantava milho pipoca. Quando tinha jogo no estádio, estourava o milho e vendia aproximadamente 50 sacos por 1 cruzeiro cada. Em um dia ganhava 50 cruzeiros. Meu pai ganhava este valor na semana”. Ele lembrou que teve muitas mães e pais que o cercaram de carinho e apoio para estudar. “No geral, as mulheres que construíram a minha vida. As mulheres lideraram a tarefa de trazer a luz, a infância e a influência para crescer na vida. Elas me ajudaram a fugir de dois tipos de miséria: social e intelectual”. Jesus ingressou na universidade e cursou direito. Na sequência, foi Promotor de Justiça. “Voltei para Cascavel, porque criei raízes. Me vi olhando para o tempo e pensando no que fazer. Então, recebi o convite para participar da Fundação da Academia de Letras. Durante seis anos ‘patinamos’, porque quem estava a frente não tinha tempo”.
Jesus, em off, decidiu elaborar o estatuto. Durante uma das reuniões para a fundação da Academia, ele convidou os integrantes para participarem de um jantar em comemoração a algo importante de sua vida. “Todos confirmaram presença. No outro dia, publiquei um edital convocando uma Assembleia Geral. No dia da janta, todos vieram e no momento que achei oportuno comuniquei que era o momento em que o estatuto seria lido e aprovado. Naquele dia fundamos a Academia. Em 15 dias a instalamos”.
Recomendações
Jesus sugeriu a elaboração de um estatuto e, na sequência de um regime interno. O Estatuto de Cascavel foi utilizado para formatar o Estatuto da Academia Paranaense, pois este último era uma cópia da Academia Brasileira, sendo precária e em desacordo com o novo Código Civil. “Como durante a minha vida militei nesta área aprendi a fazer isto e, tive a gratificação do Paraná utilizá-lo como referência. O estatuto de Toledo não precisa ser igual ao de Cascavel, mas é um ponto de partida, porque cada comunidade tem a visão daquilo que vai prevalecer”. Ele ainda informou que a ACL realiza duas reuniões no mês, uma de trabalho e outra festiva.
O presidente da Academia Cascavelense de Letras ainda apresentou algumas publicações, como a Revista Anual da ACL; livros de poesias; parcerias poéticas abertas a comunidade; entre outros.
Jesus mostrou alguns passos que devem ser seguidos para a fundação de uma Academia: solicitar auxílio de alguém que entenda de direito para a elaboração do estatuto de Toledo; estipular um prazo para a fundação e a criação da Academia; após o projeto do estatuto estar pronto em 15 dias ler e aprová-lo; publicar no edital com prazo de 15 dias; mais 30 dias para a instalação.
Avaliação
A secretária da Cultura, Rosângela Reche, disse que a criação da Academia é um desejo e um anseio de artistas, poetas e escritores de formar esta entidade. “A expectativa é muito boa e outras reuniões deverão acontecer para a elaboração do estatuto e do regimento interno. A Secretaria está colocando a disposição um espaço da Casa da Cultura, porque aqui é um local onde se cultiva, semeia e se planta cultura”.

Sem nome %281144 x 250 px%29