1144x150 %284%29

GERAL

Funcionários da educação infantil participam de oficina de brinquedos

Professores de educação infantil e assistentes de desenvolvimento social que irão atuar nas três novas creches do município, em Vila Nova, Jardim Santa Maria e na Vila Boa Esperança, participaram na semana passada, de uma oficina para a confecção de brinquedos pedagógicos.

21/06/2011 - 15:05


A programação visa preparar os profissionais para atuar nas novas unidades e bem receber as crianças. As três novas creches estão sendo preparadas para entrar em funcionamento no começo do próximo semestre. Nas três unidades já estão sendo feitas matrículas das crianças.
O treinamento foi realizado na sede da Secretaria Municipal de Educação e contou com a participação de profissionais da casa. Foram convidadas coordenadoras dos centros de educação infantil para ensinar às novas colegas a produção de materiais utilizando EVA. “São materiais de baixo custo, excelente reaproveitamento e que permitem várias utilidades, com pequenas adaptações”, explica a diretora de Educação Infantil, Patrícia Anschau. “Estamos aproveitando justamente este período, em que ainda não foram iniciadas as atividades com as crianças, para preparar melhor os profissionais para o início das atividades. Elas vem com a teoria, mas falta um pouco da prática, que estamos proporcionando através das oficinas”. Além da produção de materiais em EVA, os novos profissionais aprenderam a fazer fantoches, painéis decorativos, entre outros materiais que serão utilizados na decoração das salas e como brinquedos pedagógicos.
A assistente de desenvolvimento social Franciele Hemkemeier, junto com a colega Neide Gomes de Quadros Reis, gostou do curso e aproveitou para confeccionar fantoches e outros materiais de apoio para as atividades que pretende desenvolver com as crianças. Ela fez diversas roupas e adereços em EVA que pretende utilizar para trabalhar com as crianças. “Se a gente coloca uma calça, vira um menino, se um vestido e um adereço, uma menina”, comenta ela, ressaltando versatilidade do material e a pluralidade de temas para trabalhar com as crianças, auxiliando no seu desenvolvimento. “Tendo o corpo básico é possível fazer dezenas de opções”, complementa Neide.
Franciele também ressalta a importância de um ambiente bem decorado para receber as crianças e deste trabalho proposto pela Secretaria de Educação, uma vez que a grande maioria dos novos funcionários traz somente a teoria na bagagem. “Esta troca de experiências é muito importante e só vai enriquecer o nosso trabalho”, afirma.
Com a experiência como coordenadora do CMEI Dalva Nogueira, Luciane Belotto, enfatizou a importância de preparar um espaço adequado e aconchegante para receber as crianças. “Com um ambiente bonito, agradável e lúdico, tanto as crianças como os pais vão se sentir mais tranqüilos. Os pequenos, pelo ambiente aconchegante e os pais por verem os seus filhos tranqüilos e num ambiente que gostam”, afirma.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29