Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

INTERNACIONAL

Reunião discute criação de Cátedra UNESCO na Tríplice Fronteira

O Programa de Cátedras envolve treinamentos, pesquisas e outras atividades de produção de conhecimento, em consonância com os objetivos e diretrizes dos programas e áreas de maior prioridade da UNESCO.

05/07/2018 - 14:23


Representantes de 7 universidades latino-americanas se reuniram, no dia 02 de julho de 2018, no campus de Foz de Iguaçu da Unioeste, para discutir as possibilidades da submissão de uma proposta de Cátedra da Unesco / Rede Unitwin na região da Tríplice Fronteira. Na reunião encabeçada pelo Assessor-adjunto de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Unioeste, Prof. Rafael Mattiello e pelo Chefe de Gabinete da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Prof. Marcio Ronaldo Santos Fernandes, foi estabelecido um plano de trabalho visando a criação de uma Cátedra Unesco sobre Integração em Fronteiras, que visa inicialmente: estruturar um repositório a fim de socializar as boas práticas das universidades participantes; realizar um diagnóstico e promover estratégias conjuntas entre as universidades dos países da tríplice fronteira; divulgar as ações, pesquisas e outras práticas já desenvolvidas; além de criar mecanismos que possibilitem mais intercâmbios entre os partícipes.

Além dos professores supracitados, participaram da reunião: pela Unioeste –   o Diretor Geral do campus de Foz do Iguaçu, Prof. Fernando José Martins, o Diretor do Centro de Educação, Letras e Saúde de Foz do Iguaçu, Prof. Samuel Klauck, o Assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais, Prof. Pery Francisco Assis Shikida, a Coordenadora do Programa de Sociedade, Cultura e Fronteira, Profa. Denise Rosana da Silva Moraes, a Coordenadora da Unioeste dentro da Cátedra UNESCO sobre Políticas Linguísticas para o multilinguismo, Profa. Isis Ribeiro Berger, a Professora do Programa Sociedade, Cultura e Fronteira, Regina Coeli Machado e Silva; pela Unicentro – o diretor do Museu de Ciências Naturais de Guarapuava, Prof. Maurício Camargo Filho; pela Universidad Nacional del Este – a Coordenadora de Vinculação, Lic. Yeruti Recalde, o Diretor de Investigação e Pós-Graduação, Ing. Carlos Montiel e o Coordenador de Projetos, José Daniel Diaz Samudio; pela Universidad Nacional de Canindeyú, o Reitor, Prof.  Mariano Adolfo Pacher Morel, e a Coordenadora de Relações Internacionais, Fátima Benjamin Morinigo; pela Universidade Comunitária de Chapecó, o Professor de Jornalismo, Prof. Luan José Vaz Chagas; pela Universidade Federal do Paraná, a Vice-Diretora do campus de Palotina, Profa. Yara Moretto; e pela Universidade Federal de Santa Maria, a Professora do campus de Frederico Westphalen, Profa. Luciana M. Carvalho.

Sobre o Programa de Cátedras e Redes UNITWIN

O Programa de Cátedras e Redes UNITWIN (University twinning) tem como principal objetivo a capacitação por meio da troca de conhecimentos e do espírito de solidariedade estabelecido entre os países em desenvolvimento.

Participam do programa centenas de universidades, em conjunto com instituições em geral, organizações governamentais e não governamentais ligadas à educação superior.

O Programa de Cátedras envolve treinamentos, pesquisas e outras atividades de produção de conhecimento, em consonância com os objetivos e diretrizes dos programas e áreas de maior prioridade da UNESCO.

Seu principal beneficiário são as instituições de educação superior dos países em desenvolvimento e de economias em transição. Em sua maioria, os projetos são interdisciplinares e envolvem simultaneamente diferentes instituições e variados setores da UNESCO, desde sua sede em Paris até suas Representações e seus Institutos.

O Programa foi lançado em 1992 junto com o Programa UNITWIN, com o objetivo de oferecer formação por meio do intercâmbio de conhecimentos e o espírito de solidariedade entre os países em desenvolvimento. Mais especificamente os dois programas visam: ao fortalecimento da educação superior nos países em desenvolvimento; à promoção e à facilitação de cooperação internacional (norte-sul e sul-sul) no campo da educação superior, e à promoção da formação, pesquisa e outras atividades para a produção de conhecimento em consonância com os objetivos e as diretrizes dos programas e áreas de alta prioridade para a UNESCO.

A maioria dos projetos é interdisciplinar e inclui instituições e vários setores da UNESCO, desde a sede em Paris até as representações nacionais, os centros e os institutos. Atualmente, a Rede UNITWIN envolve mais de 700 instituições em 128 países diferentes. No Brasil existem 29 cátedras, distribuídas entre as cinco regiões do país.

Mais informações no site da Assessoria de Relações Internacionais da UNIOESTE

550x250px
Casa de noticias 550x250p