Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Técnicos do BID vistoriam obras executadas com recursos de financiamento

Técnicos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) iniciaram na segunda-feira, 20, a segunda avaliação do ano do Programa Sócio-Econômico de Desenvolvimento Sustentável de Toledo. De segunda a quarta, 22, eles verificaram o andamento dos programas, vistoriaram obras e revisaram o cronograma de aplicação dos recursos.

22/06/2011 - 10:58


Esta é a primeira visita técnica do americano especialista em Desenvolvimento Urbano, Jason Anthony Hobbs. Na sua primeira passagem por Toledo, o técnico teve uma impressão positiva. “Estivemos visitando muitas obras nestes dias e o que eu vi foi bom e positivo, ainda não é possível fazer uma avaliação técnica”. Os técnicos, após as visitas, se reuniram na Assessoria de Capacitação de Recursos para discutir, avaliar e definir os detalhes da finalização do programa. O assessor de Capacitação de Recursos do município, Luiz Alberto Cypriano, explica que eles se reuniram na tarde de terça para analisar o encaminhamento para elaboração final do Programa Desenvolvimento Sócio-Econômico Sustentável de Toledo. “Nessa reunião discutimos o uso dos recursos, agora em fase de finalização. Foi analisado e elaborado um relatório onde foi apresentado o resultado de todas as ações desenvolvidas em Toledo, através do programa Pró-cidades”. Ainda no mesmo dia eles se encontraram com o prefeito José Carlos Schiavinato, onde ele mostrou satisfação quanto a visita dos técnicos.

Recursos - Os recursos financiados pelo BID foram disponibilizados em 2006, para em 2008 iniciarem as execuções das obras. A meta, segundo Cypriano, era de que em 4 anos todas as obras fossem finalizadas. “Todas as ações foram executadas conforme o cronograma. As obras tinham uma meta e conseguimos antecipar e vamos concluir em 3 anos e meio”. Jason, juntamente com a especialista financeira do Banco, Leise Estavanatto, elogiaram os trabalhos desenvolvidos no município, principalmente o trabalho da Assessoria de Capacitação de Recursos.

De acordo com Cypriano, Toledo foi o primeiro município a receber o recurso do BID, dentro do programa Pró-Cidades. Além disso, o município também foi a primeira cidade a cumprir com o prazo, sendo que muitas necessitam de um prorrogação. Para o assessor, esse trabalho tem dado orgulho para o município. “Os técnicos elogiaram a cidade, os trabalhos. Eles comentaram que citam Toledo, em suas reuniões, como cidade modelo do programa. O objetivo geral do projeto foi atingido, alcançando todas as metas, que visam à melhora da qualidade de vida da população”.

 

 

 

Novos estudos estão sendo feitos com o intuído da prefeitura financiar novos recursos, junto a outros programas disponibilizados pelo Banco. O último recurso do BID, através do programa Pró-cidades, foi encerrado. Porém, dentro do Banco existem outros projetos e possibilidades de financiamento. Para isso é necessária uma carta de encaminhamento e análise federal do pedido. Além do BID, o município está pleiteando financiamento de recursos da Agência Francesa de Desenvolvimento, cujo processo aguarda o aval da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

 

 

Da Assessoria

 

 

 

Visitas – Durante o período em Toledo, os técnicos visitaram a Escola Municipal Ivo Welter, o Centro Assistencial do Jardim Panorama, o Ginásio de Esportes Alcides Pan, o Ginásio de Ginástica Rítmica, o Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann e a Praça Willy Barth, além de vistoriar a pavimentação asfáltica no Jardim Santa Clara. No total, foram financiados, através do BID, US$ 7,3 milhões e em contrapartida, a prefeitura investiu outros US$ 7,3 milhões.

Sem nome %281144 x 250 px%29