Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

SAÚDE

Cárie Zero: projeto cuida dos primeiros sorrisos

No primeiro semestre, quase 90 % das crianças matriculadas nos CMEIs foram avaliadas e 674 foram atendidas nos consultórios odontológicos do município

27/07/2018 - 14:48


Com o objetivo de promover a saúde bucal e tratar a cárie nos pequenos que frequentam os Centros Municipais de Educação infantil (CMEI), o Projeto Cárie Zero, implantado no início do ano, já demonstra os resultados da importância de cuidar da saúde bucal logo na infância. No primeiro semestre, das 2.537 crianças matriculadas nos CMEIs, aproximadamente 90% foram avaliadas e 674 foram atendidas nos consultórios odontológicos do município.

O projeto é uma parceria entre as Secretarias da Educação e da Saúde de Toledo. Os atendimentos são realizados entre as equipes de saúde bucal das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos CMEIs de suas áreas de abrangência. Dos 28 CMEIs, em 26 já foram realizadas palestras e capacitações com professores, palestras com os pais e avaliação/escovação com as crianças.

Aproximadamente 25% das crianças (675) tiveram necessidade de algum tratamento específico. “Por esse motivo foram encaminhadas para unidade básica de saúde. Esse tratamento não é necessariamente uma cárie, apesar de ser o caso da maioria. Pode ser uma orientação específica para os pais ou alguma necessidade de orientação para as crianças”, explana Juciliane.

A coordenadora de Saúde Bucal, Juciliane Agoneze Césaro, diz que a intenção é avaliar todas as crianças dos CMEIs, além de realizar atividades como palestras, apresentação teatral, dinâmica sobre o tema, ensinar a escovação e orientar as professoras sobre como fazer higienização. “Também realizamos palestras com os pais para tirar dúvidas a respeito de dentição, higiene, enfim, todas as dúvidas que eles trouxeram foram sendo esclarecidas. Assim, o objetivo é avaliar e fazer atividades com todas as crianças de zero a três anos”, explicou a coordenadora.

Algumas crianças foram encaminhadas para a escovação, para aplicação de flúor ou para alguma orientação individual. De acordo com a Coordenação de Saúde Bucal, faltam ainda algumas turmas e dois CMEIs do interior (Vila Nova e Novo Sarandi) para serem visitados.

Os atendimentos nas clínicas acontecem mesmo durante as férias escolares. Com o retorno das aulas, as equipes irão verificar se todos os pais orientados a fazer o agendamento odontológico encaminharam seus filhos. Somente após o término do projeto será possível avaliar com mais precisão o número exato de crianças atendidas e beneficiadas.

C%c3%b3pia de web banner 550x250px