Casa de not%c3%adcias 1144x150

60% dos acidentes em Toledo são registrados em cruzamentos

O Gabinete de Gestão Integrada, mensalmente, realiza reuniões para debater vários temas. As discussões, nesta semana, foram sobre a segurança e o trânsito do Município. Em conversa com a Casa de Notícias, o secretário de Segurança e Trânsito de Toledo, João Crespão, afirmou que a equipe discutiu as ações realizadas em parceria com as Polícias Militar e Civil, além da Guarda Municipal e os problemas no trânsito da cidade. Na ocasião, o representante da Polícia Militar entregou o relatório das vias com o maior índice e horários freqüentes de acidentes em Toledo.

22/06/2011 - 14:41


O grupo, conforme Crespão, definiu que a Secretaria de Segurança e Trânsito vai ceder um funcionário para analisar os dados estatísticos e no prazo de 30 dias os dados serão apresentados ao Gabinete de Gestão Integrada. “Os resultados vão apresentar quais são os cruzamentos que ocorrem mais acidentes. Diante disso, a equipe vai estudar as causas destes acidentes”. Crespão ainda salientou que na próxima reunião serão definidas algumas ações de mudanças para serem executadas partindo da análise dos dados estatísticos e de um parecer do Gabinete de Gestão Integrada.

Dados preliminares
O secretário apresentou a reportagem alguns dados preliminares da Polícia Militar. Eles mostram que as avenidas Maripá, Parigot de Souza, Ministro Cirne Lima e as ruas São João e Senador Atílio Fontana são os locais com maior incidência de acidente de trânsito. Outro dado apontado que em mais de 50% dos acidentes há o envolvimento de motociclistas, sendo que o Município possui aproximadamente 19 mil motocicletas e motonetas registradas em Toledo e mais de 35 mil veículos. “Se compararmos a quantidade de motocicletas e motonetas com a de veículos verifica-se que o número de motocicletas é maior. Já ficou definido da Secretaria promover uma Campanha na área de trânsito visando os condutores de motocicletas. Pretendemos mostrar a eles os riscos que estão expostos nas vias de Toledo”.
Crespão lembrou que outro dado apresentado pela PM foi o horário dos acidentes. Eles ocorrem com mais frequência a partir das 11h às 18h. “Pretendemos intensificar algum trabalho de fiscalização de trânsito e algumas campanhas educativas para os condutores redobrarem a atenção nestes horários”. Ele afirmou que a faixa etária das pessoas que se envolvem em acidentes ainda não foi tabulada, no entanto, em relação aos motociclistas, verifica-se que a maioria é o jovem recém habilitado. “Este dado estatístico será buscado nos próximos 30 dias e verificar se são somente os jovens envolvidos em acidentes ou se há outra faixa etária”.
Trafegabilidade
Ao ser questionado sobre o elevado fluxo de veículos na região do Colégio Incomar no horário de pico, no meio-dia, se existe um trabalho que a Secretaria pode efetuar para diminuí-lo e garantir a segurança das pessoas que transitam pelo local, Crespão relatou que a equipe tem procurado orientar aos condutores que nos horários de picos e entradas e saídas das escolas quem não precisa passar em frente a uma escola que busque uma rota alternativa. “Solicitamos que nestes horários quem não necessitar passar nestas vias que busquem algumas rotas alternativas. Também temos poucos acidentes registrados e se há acidentes são de pequena monta, ou seja, são danos materiais e sem risco a vida do condutor, porque o trânsito flui com lentidão”.
 
Por Graciela Souza
Sem nome %281144 x 250 px%29