1144x150 %284%29

GERAL

Detran reduz em até 67% o tempo de espera por atendimentos

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) reduziu em até 67% o tempo de espera por atendimento nas unidades da autarquia em Curitiba. Usuários que antes aguardavam até uma hora para serviços simples agora são atendidos em cerca de 20 minutos. As mudanças, implantadas a partir de janeiro, fazem parte de uma série de melhorias previstas no programa Detran para Todos, que começou a ser levado para as 212 unidades do Detran no Estado.

23/06/2011 - 11:26


A maior facilidade é a possibilidade de realizar serviços sem sair de casa, pela internet. O Detran Fácil, que permite fazer segunda via da Carteira Nacional de Habilitação, CNH definitiva e segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), recebeu 5.829 processos desde maio. Ele responde por 30% da média mensal de atendimentos presenciais no Paraná. O portal m.pr.gov.br, lançado em fevereiro, também aproximou o departamento da comunidade e permite acesso via celulares e smartphones.
“O uso de ferramentas digitais é um processo contínuo e irreversível para aumentar a capacidade de prestação de serviços ao cidadão. Uma das principais metas do programa Detran para Todos é modernizar o departamento, seguindo a diretriz do atual governo de oferecer atendimento de qualidade, sem filas e sem incômodos desnecessários aos paranaenses”, afirma o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Agilidade
Em Curitiba, o Detran adotou o sistema de senhas diferenciadas. O usuário recebe um número de espera, de acordo com o serviço que procura. São dois grupos de senhas: um para atendimentos rápidos, que demoram em média 20 minutos e incluem solicitação da Permissão Internacional de Dirigir, alteração de endereço, comunicação de venda e certidões diversas; e outro para serviços que levam até 40 minutos para ficarem prontos, como transferência de veículo, primeiro registro de automóvel, primeira habilitação e alterações de categoria ou características.
Nesta semana, começou a ser testado o atendimento contínuo. Assim, é possível que todas as etapas de um processo sejam feitas por um único atendente, do começo ao fim. “A intenção é permitir que o motorista vá até a mesa de atendimento, monte o processo, pague as taxas referentes a ele no banco e volte, na mesma mesa, para fazer foto e agendar exames”, diz Valmir Antônio Moreschi, chefe da Circunscrição Regional de Trânsito de Curitiba (1ª Ciretran).

Tecnologia
Mudanças na plataforma operacional e nos tipos de processos, feitas em parceria com a Companhia Paranaense de Informática (Celepar), reduziram problemas com quedas de sistema. “Fizemos correções importantes no mainframe, que é o servidor central que processa todas as informações dos usuários. O sistema ficou mais ágil e o tempo de resposta mais rápido”, explica o coordenador de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, Marcel Cabral Costa.
Desde o início de junho, uma equipe da Celepar faz o mapeamento de todas as operações e acompanha diferentes etapas de atendimento. O objetivo é apresentar possíveis melhorias e propor mudanças que aproveitem melhor os recursos de informática, aumentando a quantidade de serviços digitais e diminuindo o uso de papel.

Da AE Notícias

Sem nome %281144 x 250 px%29