Os estudantes que ingressarem no curso de Medicina do Campus Toledo no Vestibular 2018/19 já terão acesso às novas salas de aula, laboratórios, áreas para pesquisa, centro de simulação, área administrativa e centro de eventos – recém construídas. Neste processo seletivo, o Campus disponibilizará 60 novas vagas para o curso de Medicina. As vagas serão divididas entre o primeiro e o segundo semestre do ano.
O projeto pedagógico recém aprovado e implantado do curso possui um currículo moderno, integrado e enfocando o aprendizado na comunidade; a parceria entre universidade e população local é fundamental para o bom funcionamento da graduação. Cristina de Oliveira Rodrigues, diretora do campus, salienta que os alunos aprendem fazendo, pois desde os primeiros dias letivos têm contato com a população nas Unidades Básicas de Saúde da cidade.
Metodologias ativas de ensino e aprendizagem centradas nas necessidades dos estudantes como sujeito da aprendizagem e no professor como facilitador desse processo, são destaque do projeto pedagógico. A metodologia predominante fundamenta-se na Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL – Team Based Learning)”, relata Cristina. Além do ponto forte que é a integração entre a UFPR e a rede de saúde municipal, outro aspecto notório é o grande número de projetos de extensão voltados para a comunidade que estão sendo desenvolvidos por lá.
O jovem curso de Medicina em Toledo complementa a tradicional e centenária graduação oferecida em Curitiba. Assim como o curso da capital, o de Toledo se destaca pela qualidade de ensino e de formação profissional, diferindo-se pelas metodologias ativas de ensino-aprendizagem presentes desde o início da formação.
A recente mudança para a sede definitiva, com infraestrutura especialmente desenhada para abrigar o curso, é fator de destaque. “Nesta sede, além dos laboratórios tradicionais, temos uma ala de Simulação Clínica, com consultórios, salas de procedimentos, enfermaria, UTI, sala de parto e centro cirúrgico experimental”, conta a diretora.
Estrutura do Campus
O novo campus está localizado em uma área de 65 mil metros quadrados, anexa ao Biopark. Foi arquitetado para atender especialmente o curso de Medicina. Além disso, futuramente será construído um outro campus em frente ao Hospital Regional, o que certamente complementará o desenvolvimento acadêmico dos alunos. O sistema de saúde da cidade foi um dos motivos pelos quais Toledo foi escolhida para sediar o curso. A UFPR estabeleceu parceria com a Prefeitura do município, para oferta de cenários de práticas em todas as Unidades de Saúde da cidade. Atualmente os alunos têm aulas práticas em seis unidades de saúde da cidade, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), ambulatório de especialidades, consórcio Intermunicipal de Saúde e a previsão é que essa cooperação se expanda conforme novos alunos ingressem na instituição.
Curso
Medicina – A graduação abriu sua primeira turma em 2016. Com duração de seis anos, o curso é realizado em período integral (manhã e tarde).
A Medicina abrange atenção à saúde em todos os seus níveis: primário, secundário e terciário. O ser médico envolve gostar de pessoas e lidar com elas, pensando na promoção da saúde, na prevenção e tratamento de doenças. Entre as principais características do acadêmico de medicina estão a dedicação, o olhar voltado para o próximo, a curiosidade científica, e uma grande capacidade de estudos, pois a área evolui muito rapidamente.
Mercado Profissional: O médico formado pela UFPR será um profissional generalista, conforme as diretrizes curriculares orientadas pelo Ministério da Educação. Todavia, o universitário pode se especializar após os seis anos de curso, fazendo pós-graduação ou residência médica – o que leva, no mínimo, mais três anos de estudos. É nesse momento que o ginecologista, o ortopedista, o cardiologista, entre vários outros, são constituídos. O curso de Medicina da UFPR procura dar aos seus alunos uma formação humanista, ética e centrada no indivíduo. A formação não dá prioridade apenas à técnica, mas também à cidadania. O aluno de Medicina precisa aprimorar a sua formação como cidadão, para auxiliar os pacientes.