Compre casa

TOLEDO

Praça do Japão recebe o plantio de três mudas de sakuras

A Praça do Japão é uma homenagem de Toledo aos imigrantes da terra do sol nascente

11/09/2018 - 15:34


  • 30708076218 bcd38763c3 o

O Haicai - forma poética de origem japonesa - feito pela coordenadora Grêmio Haicai Sakura de Toledo Lucrecia Welter Ribeiro marcou o plantio de três árvores de cerejeira (Sakuras), na Praça do Japão, no último domingo (9). As mudas nas cores de rosa, rosa dobrada e vermelha foram trazidas do município de Prudentópolis. A flor de cerejeira, chamada de sakura pelos japoneses, é símbolo da primavera do Japão e significa beleza feminina, amor, felicidade, renovação e esperança.

A primeira muda foi plantada pela comunidade japonesa da Associação Cultural e Esportiva de Toledo (CEATO); a segunda pelas autoridades do município e a terceira pelos fundadores do Grêmio Haicai Sakura.

Na ocasião, também foi colocada uma placa alusiva à fundação do Grêmio Haicai Sakura, em 19 de julho de 2018 e os nomes de seus fundadores com o propósito também de lembrar os 110 anos da imigração Japão-Brasil e enaltecer o nome com o plantio da cerejeira. O ato contou com ainda com a declamação de uma poesia da poetisa Maria Eunice Silva de Lacerda, membro do Clube da Poesia de Toledo.

Sobre o Grêmio

A escolha do nome Grêmio Haicai Sakura é justificada pelo Haicai ser breve, leve, gracioso e efêmero como a flor da cerejeira do Japão (sakura) que dura menos de uma semana. O Grêmio foi criado com o apoio de outros grêmios do Brasil, em especial do Grêmio Haicai Ipê de São Paulo, cuja coordenadora, Teruko Oda, é sobrinha do grande Mestre Haicaísta Masuda Goga, falecido em 2008. Ele tem como objetivo o estudo do Haicai e sua maior divulgação na grande Toledo, um trabalho que já teve seu início em 2014 pela Academia de Letras de Toledo - ALT, dentro do projeto “A Academia vai à Escola”.